PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação Enem- Vício em games

Ir para baixo

Redação Enem- Vício em games Empty Redação Enem- Vício em games

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 21 maio 2018, 19:43

Tema: Vício em games.
Redação modelo Enem.




O filósofo Immanuel Kant adjetivou sucintamente o que é o vício: o pior dos males. Nesse sentido, adentrando no atual cenário de avanço tecnológico, os videogames, cada vez mais realistas e convidativos, surgiram como entretenimento para as diversas idades. Entretanto, essa revolução tecnológica contrasta com o vício gerado em alguns jogadores, que abstraem-se da vida real para viver nesse mundo imaginário, o que causa danos em sua saúde mental e física. Desse modo, é preciso analisar esse quadro, a fim de solucioná-lo.
A priori, a ideia central dos jogos de videogames e de computadores- de levar entretenimento- é plausível, sendo, inclusive, usada como anti-estresse e como modo de iteração social. Todavia, muitos desses jogadores acabam por preferir o mundo do jogo a qualquer outro interesse na vida, como estudar, alimentar-se bem, ou conviver com amigos e família, o que acarreta no aumento da frequência e intensidade com que se procura jogar, quadros de ansiedade, agressividade por ter de parar com o jogo por ora, isolamento social, entre outros. Nesse ínterim, a Organização Mundial da Saúde passou a considerar, em 2018, o vício em games como um distúrbio mental, corroborando que o exagero é maléfico,  a ponto de ser considerado um transtorno.
Nessa intempérie, é possível fazer uma analogia do vício em games com o vício em drogas: assim como ocorre com dependentes químicos, o jogador com esse distúrbio vai diminuindo as atividades de sua vida, passando a ficar preso em um repertório que consiste na busca pelo vício, o que faz com que ele perca sua liberdade de escolha, já que é dependente do jogo. Com isso, seu cérebro o faz acreditar que é preciso jogar cada vez mais, a fim de atingir níveis de prazer que todo vício proporciona. Nesse cenário, um casal sul-coreano foi preso em 2010 após deixar sua filha de 3 meses morrer por inanição, decorrente do vício em jogos. Não por um acaso, o Reino Unido já adotou clínicas para cuidar desse problema.
Portanto, diante do exposto, urge a necessidade do Ministério da Saúde taxar mensagens das consequências do vício em games nas embalagens em que são vendidos, da mesma forma como é feito em maços de cigarro. Somado a isso, os jogos infantis devem vir com manual de instruções aos pais, indicando-os a controlar a quantidade de horas que seus filham jogam, a fim de evitar o desenvolvimento desse transtorno, juntamente com suas consequências. Dessa forma, irá contribuir para dizimar o "pior dos males" de Immanuel Kant.







Rolling Eyes

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos