PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leitura de amperímetros e voltímetros

2 participantes

Ir para baixo

Leitura de amperímetros e voltímetros Empty Leitura de amperímetros e voltímetros

Mensagem por Yan Barcelos Sex 17 Nov 2017, 10:35

Foi idealizado um modelo de circuito composto de cinco resistores ôhmicos iguais, com resistência R cada, dois amperímetros ideais A1 e A2, um voltímetro ideal V e uma bateria com d.d.p. constante E. O circuito é mostrado na figura abaixo.

Leitura de amperímetros e voltímetros Screen15

Um aluno de física quer determinar um modelo matemático (expressão matemática, ou “fórmula”) para obter o valor numérico das leituras dos amperímetros, A1 e A2, e do voltímetro V, em função dos parâmetros R e E apenas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as expressões para determinar a leitura do amperímetro A1, a leitura do amperímetro A2 e a leitura do voltímetro V, respectivamente: (Gabarito: 2E/7R, E/7R, E/7)

Minha tentativa: Havia percebido que a aplicação da Primeira Lei de Ohm não bastava. Quais passos devo seguir para resolver essa questão? Agradeço desde já.

Yan Barcelos
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/09/2016
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Leitura de amperímetros e voltímetros Empty Re: Leitura de amperímetros e voltímetros

Mensagem por Euclides Sex 17 Nov 2017, 14:15

Olhe o diagrama:

Leitura de amperímetros e voltímetros Fig1

a resistência equivalente é 7R/2 (isso é fácil). Então a corrente total que passa por A1 (lei de Ohm) é

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

em A2 teremos a metade dessa corrente já que no paralelo as resistências são iguais

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

o voltímetro lerá

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Leitura de amperímetros e voltímetros Empty Re: Leitura de amperímetros e voltímetros

Mensagem por Yan Barcelos Sex 17 Nov 2017, 17:32

Euclides escreveu:Olhe o diagrama:

Leitura de amperímetros e voltímetros Fig1

a resistência equivalente é 7R/2 (isso é fácil). Então a corrente total que passa por A1 (lei de Ohm) é

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

em A2 teremos a metade dessa corrente já que no paralelo as resistências são iguais

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

o voltímetro lerá

Leitura de amperímetros e voltímetros Gif

Não pensava que tivesse de considerar todo o circuito. Muito obrigado.

Yan Barcelos
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 26/09/2016
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Leitura de amperímetros e voltímetros Empty Re: Leitura de amperímetros e voltímetros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos