PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meio Ambiente

2 participantes

Ir para baixo

Meio Ambiente Empty Meio Ambiente

Mensagem por gabriel.eleven10 6/10/2017, 11:14 am

Me ajudem nessa questao


Muitas indústrias utilizam metais tóxicos (chumbo, cádmio, mercúrio) que causam danos à natureza e à saúde humana. Caso não recebam tratamento adequado, tais metais podem poluir o solo e atingir a água subterrânea.

a) Mencione uma fonte de água subterrânea que poderia ficar poluída com metais tóxicos. Considerando a utilização dessa água por animais e plantas que fazem parte da dieta humana, explique por que o homem poderia ser o mais prejudicado.

b) Considere a existência dos solos argiloso, arenoso ou siltoso (intermediário entre arenoso e argiloso). Em qual deles a infiltração dos metais tóxicos será maior? Justifique sua resposta.

gabriel.eleven10
Iniciante

Mensagens : 21
Data de inscrição : 19/06/2017
Idade : 27
Localização : Ilha solteira

Ir para o topo Ir para baixo

Meio Ambiente Empty Re: Meio Ambiente

Mensagem por Joel G. 6/12/2017, 7:04 pm

a) Lençol freático, aquíferos,...
No caso dos humanos serem os mais prejudicados é importante lembrar sofre a magnificação trófica/bioacumulação: a toxicidade dos indivíduos aumenta a medida em que a cadeia alimentar aumenta. Os produtores absorvem um pouco dos metais tóxicos. Os consumidores primários alimentam-se desses produtores em grande quantidade aumentando a concentração desses metais no organismo. Os consumidores secundários, terciários,... alimentam-se também em grande quantidade de outros consumidores que ingeriram seres com toxicidade, desse forma os indivíduos que estão no topo da cadeia ficam com uma quantidade enorme de metais tóxicos.
Vale lembrar que, por exemplo, cada consumidor secundário precisa comer grandes quantidade do consumidor primário de sua cadeia alimentar para obter energia e continuar a viver. Sendo assim, quanto mais esse consumidor secundário comer esse primário intoxicado mais vai acumular toxinas no seu organismo.
O homem é o mais prejudicado porque ele deve, durante sua vida, alimentar-se de outros seres em quantidades enormes e, como já explicado, acumulando muitas toxinas.

b) O de maior infiltração será o solo mais poroso, pois deixará mais fluido passar. Acredito que desse três o arenoso é que cumpre esse requisito.

Espero ter ajudado!

Joel G.
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 26
Localização : Bom Despacho - MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos