PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Explosão

2 participantes

Ir para baixo

Explosão Empty Explosão

Mensagem por ivanginato23 Seg 25 Set 2017, 10:40

(Fuvest-SP) Uma granada foi lançada verticalmente, a partir do chão, em uma região plana. Ao atingir sua altura máxima, 10 s após o lançamento, a granada explodiu, produzindo dois fragmentos com massa total igual a 5 kg, lançados horizontalmente. Um dos fragmentos, com massa igual a 2 Kg, caiu a 300 m, ao sul do ponto de lançamento, 10 s depois da explosão. Pode-se afirmar que a parte da energia liberada na explosão, e transformada em energia cinética dos fragmentos, é aproximadamente de:
a) 900 J
b) 1.500 J
c) 3.000 J
d) 6.000 J
e) 9.000 J

PS: Sei que já esta no fórum, mas minha dúvida é outra.


Eu cheguei na resposta correta, 1.500 J, mas assinalei o 900 J. Vejam meu pensamento:

Calculei a velocidade do fragmento de 2kg, depois por conservação de qtd. de movimento, descobri a velocidade do frag. de 3kg. Calculei a energia cinética de ambos e cheguei em 1500 J, mas essa energia cinética não advém da energia liberada na explosao mais a energia potencial gravitacional? Como ele quer a parte que foi liberada pela explosão não seria esse um valor menor do que 1500 J?

ivanginato23
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 20/03/2017
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Explosão Empty Re: Explosão

Mensagem por Elcioschin Seg 25 Set 2017, 13:00

Se a questão já existe no fórum, não é permitido postá-la novamente.
Poste sua dúvida numa NOVA mensagem no post da mensagem original.
A questão passará a ocupar o 1º lugar na fila e todos que participaram dela serão avisados por e-mail.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71742
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos