PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(AFA-08) Energia dissipada

4 participantes

Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por Augusto H. Ter 20 Jun 2017, 01:38

A figura mostra uma bola de isopor caindo, a partir do repouso, sob efeito da resistência do ar, e outra bola idêntica, abandonada no vácuo no instante t1 em que a primeira atinge a velocidade limite. Considere que a bola da situação 2 atinge o solo com uma velocidade duas vezes maior que a velocidade limite alcançada pela bola na situação 1. Nestas condições, pode-se afirmar que o percentual de energia dissipada na situação 1 foi de:

A)25%
B)75% X
C)50%
d)10%

Olhei uma resolução e entendi os passos feitos, mas não entendi o porque a diferença de E2 para E1 (E2 - E1 = Energia Dissipada) dividido pela energia cinética da bola no vácuo, será o percentual de energia dissipada na situação 1. Teria uma maneira clara de explicar?

E1 = Energia cinética que a bola que está sob efeito da resistência do ar
E2 = Energia cinética da bola que está no vácuo
Augusto H.
Augusto H.
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 22/03/2017
Idade : 25
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty Re: (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por Duduhenrri Ter 20 Jun 2017, 02:10

Fala aí cara. Sem a figura ficou um pouco puxado mas a ideia é que prevalece. Posso falar alguma besteira, perdoe-me também sou aluno, mas vamos ao ponto:

No enunciado é interessante notar que os corpos são idênticos, porém em "meios" diferentes, portanto pode-se pensar que a forma de executar o trabalho no vácuo seria exatamente para os dois corpos, visto que são idênticos. No entanto, se traçar um diagrama de forças, um possui a resistência do ar e outro não, portanto o que está submetido a essa resistência terá uma forma de executar mov. no sentido contrário de seu movimento. De energia Dissipada, pode-se raciocinar como energia que seria, na idealidade (vácuo) capaz de realizar movimento favorável (-) a energia contrária, o que é bem justo após analisar as forças que agem no corpo 1. E como trata de um percentual, é intuitivo, matemáticamente, que haja um denominador que trata-se de um total, onde nesse caso seria a Energia favorável para o movimento. Finalizando então o raciocínio.
Posso não estar certo na parte teórica da física, mas é bem razoável pensar isso, podendo até mesmo fazer anologia com rendimento etc. Abraços, também espero pela explicação mais robusta na parte física.

Duduhenrri
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 25
Localização : rio de janeiro, brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty Re: (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por Euclides Ter 20 Jun 2017, 04:40

a bola que cai no ar ao chegar ao chão

(AFA-08) Energia dissipada Gif

a bola que cai no vácuo

(AFA-08) Energia dissipada Gif

manipulando


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty Re: (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por Convidado Ter 20 Jun 2017, 12:30

Obrigado Euclides e Duduhenrri, explicações e resoluções muito claras!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty Re: (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por MarlonBrSKOITO Ter 22 Set 2020, 14:30

Por que divide o trabalho pela energia cinética e não pela potencial ou mecânica?
MarlonBrSKOITO
MarlonBrSKOITO
Jedi
Jedi

Mensagens : 235
Data de inscrição : 02/06/2019
Idade : 22
Localização : Barbacena MG

Ir para o topo Ir para baixo

(AFA-08) Energia dissipada Empty Re: (AFA-08) Energia dissipada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos