PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Base para curso de engenharia

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Base para curso de engenharia

Mensagem por HSS Sex 10 Mar 2017, 18:03

Olá pessoal, gostaria da opinião de vocês sobre os livros Iezzi (Fundamentos de matemática elementar).
Moro com a minha mãe e mais 2 irmãos, e nunca fui incentivado a estudar. Pra piorar, estudei em uma escola que não tinha Prof.  de física, química, geografia  e sociologia. Depois que terminei o 3º ano que fui me interessar pelos estudos, e, depois de um ano sozinho consegui entrar em um curso de engenharia na federal do meu estado (UFMG) - inclusive, gostaria de agradecer os membros do site, pois me ajudaram muito com resoluções.

Então, como não tive aulas de exatas, e só conseguir entrar na UFMG por causa da redação (980), minha base não é muito boa, principalmente em matemática. Estou no 3º volume do FME (trigonometria) mas queria tirar algumas dúvidas com vocês:

1º - FME é bom para conseguir uma base boa?
2º - Não consigo resolver todos os exercícios do livro (alguns são difíceis demais para mim) então eu pulo cerca de 20%. Há algum problema? ou preciso aprender todos exercícios se quiser realmente aprender matemática?
3º - Para iniciar o curso de engenharia, seria bom eu entrar sabendo quais matérias de matemática do EM?

Agradeço a todos.

HSS
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/04/2016
Idade : 26
Localização : Guaíra-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Convidado Sex 10 Mar 2017, 21:52

Vai entrar no segundo semestre? Talvez ainda seja remanejado para o primeiro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Sáb 11 Mar 2017, 15:22

HSS escreveu:1º - FME é bom para conseguir uma base boa? (É boa, mas essa coleção é mais pra quem quer fazer ITA, IME, AFA, EsPCEx, quaisquer concursos militares em geral. Recomendo pra você, Ciência e Aplicações do Iezzi, ou melhor, o Matemática Paiva de 2013, que saiu em 2015).
2º - Não consigo resolver todos os exercícios do livro (alguns são difíceis demais para mim) então eu pulo cerca de 20%. Há algum problema?(Sim, os que você tem dúvida, tire dúvidas aqui ou no manual do professor) ou preciso aprender todos exercícios se quiser realmente aprender matemática? (De fato, sim).
3º - Para iniciar o curso de engenharia, seria bom eu entrar sabendo quais matérias de matemática do EM? 
Por ordem:
Grupo I → 
Matemática 1: Geometria Plana e Trigonometria
Matemática 2: Conjuntos númericos e Função, Logaritmos

Grupo 2:

Matemática I: Geometria Espacial
Matemática II: Matrizes, Análise Combinatória e Probabilidade e Matemática Comercial e Estatística.

Grupo 3:
Matemática I: Geometria Analítica
Matemática II: Complexos e Polinômios

Basicamente esss são as matérias que você deveria ter tido. Se tem a base do Ensino Fundamental, tranquilo, não terá dificuldades nessas matérias do Ensino Médio.

P.S: Tudo que estiver com vírgula ao lado, tem que estudar separadamente, enquantto com a conjunção aditiva "e", tem que estudar junto.

Caso queira estudar Cálculo I, esse cálculo ficaria no grupo III em Matemática II. Mas como você vai entrar na faculdade, não dará tempo de estudar isso, acredito eu.

Bons estudos!
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Forken Sáb 11 Mar 2017, 15:40

Para Cálculo 1, você vai usar conjuntos, funções, produtos notáveis, potenciação, radicação, fatoração, trigonometria, frações, áreas.

Geometria Analítica e Álgebra Vetorial, você vai usar, conceitos básicos de geometria analítica, geometria plana e espacial, trigonometria, vetores, matrizes, determinantes e sistema lineares.

Se você estiver com a matemática do ensino fundamental boa, já é muita coisa, estudar raciocínio lógico (conceitos básicos principalmente as notações), conjuntos, funções e trigonometria é a base de todo o curso.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Dom 12 Mar 2017, 14:49

Boa tarde, Forken,


Então Cálculo I estaria em um novo grupo de estudos de Matemática, seria um novo grupo, mas só que isolado? E Forken, pode montar pra mim um cronograma de estudos desde as matérias do Ensino Médio até o Cálculo IV? Poderia se basear nesse cronograma que eu botei para você fazer isso?
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Forken Dom 12 Mar 2017, 19:34

Até poderia Carl, mas isso varia pra cada grade curricular, seria mais interessante você avaliar de uma universidade especifica, pois varia muito, o que pode acontecer de necessitar ver volumes do FME em ordens diferentes e com intensidades diferentes. Tipo onde curso usei pouco o vol 4, em Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, e usei muito em Álgebra Linear, tem universidades exemplo da UNICAMP, que é o inverso.

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Dom 12 Mar 2017, 20:07

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
 Eu quero fazer tanto Física bacharelado, fazer também licenciatura, pegar matérias de astronomia, e pegar História da Ciência, matérias que peguem ciência do cotidiano e Filosofia da Ciência, o que me aconselha?
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Forken Seg 13 Mar 2017, 11:39

Uma coisa que eu percebi que coordenadas polares e sólidos de revolução que é assunto tanto de Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (G.A) quanto Cálculo 2, eles deixaram a responsabilidade toda pro Cálculo 2 e a parte que ficou faltando sobre os planos e tals, colocaram em Álgebra Linear II.

Esse segundo semestre daí é puxadão, pq não tem G.A na grade. ( Primeira vez que vejo isto Shocked )

Foca tudo que for área e volume e intersecções entre objetos, por quê ver um pouco em Cálculo 1 e muito em Cálculo 2.
"Análise Combinatória e Probabilidade e Matemática Comercial e Estatística." Não é prioridade.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

____________________________________________


"A jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo." (O Rei Leão)



Forken
Forken
Fera
Fera

Mensagens : 590
Data de inscrição : 25/12/2015
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Seg 13 Mar 2017, 17:18

Obrigado, Forken!
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Seg 13 Mar 2017, 18:29

Forken escreveu:Uma coisa que eu percebi que coordenadas polares e sólidos de revolução que é assunto tanto de Álgebra Vetorial e Geometria Analítica (G.A) quanto Cálculo 2, eles deixaram a responsabilidade toda pro Cálculo 2 e a parte que ficou faltando sobre os planos e tals, colocaram em Álgebra Linear II. (Pode me explicar isso?)
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Base para curso de engenharia Empty Re: Base para curso de engenharia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos