PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre continuar no curso

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por gdaros Qua 14 Dez 2016, 19:02

Olá, pessoal! Primeiramente, que saudades de tirar minhas dúvidas para o vestibular aqui.
Enfim, comecei no ínicio do ano Economia na UFRGS, mas com o fim do segundo semestre, embora minhas notas sejam muito boas e fui atrás de várias experiências, estou tendo o mesmo problema ao terminar o primeiro semestre: não consigo ver aplicação prática do curso diretamente.
Escolhi o curso porque gostava de estudar matemática e tinha humanas, além de sempre curtir a parte de finanças e investimentos- só que descobri que isso quase nem é abordado. Ao conhecer pessoas mais avançadas no curso e fazer parte da empresa jr de economia, não sei o que fazer direito. Nesse primeiro ano, tive 6 cadeiras de matemática, 3 de história e 3 de economia. Porém, agora até o fim do curso vou ter 3 ou 4 cadeiras que utilizam matemática e todas as outras de história, política e teorias. Só que não estou gostando muito principalmente das cadeiras ligadas à história, acho meio tediante as aulas, só que fazem parte de quase todo currículo dos 2 anos finais da faculdade. Assim, o curso onde estudo é voltado principalmente para formar futuros pesquisadores e professores, o que não acho nada promissor. A maioria dos formados que tive contato faz mestrado ou trabalha na parte comercial de alguma empresa - mas nada muito relacionado ao que estudou. Me sentiria muito frustrado se não exercesse algo relacionado a minha formação.
Minha ideia para o próximo semestre é fazer as 5 cadeiras, sendo 2 de economia, 2 de história e uma de matemática e continuar na empresa jr, onde o setor que mais gosto é de atender pessoas de baixa renda com problemas financeiros, mas também quero procurar orientação vocacional. No ensino médio, além de matemática, as matérias que gostava - e sinto falta - são biologia e geografia. Sempre descartei engenharia pela minha péssima formação em química e física no colégio, e estudava por estudar como as matérias restantes.
Acho que quanto mais opiniões e experiências ouvir melhor, então se puderem comentar, eu agradeço.

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Re: Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por Diaz Qua 14 Dez 2016, 19:16

Cara, eu não sei como funciona economia. Porém em Engenharia os cursos tem focos. Por exemplo meu curso é Engenharia Eletrônica, porém o foco é em Sistemas Embarcados & Automação Industrial, existem cursos de Engenharia Eletrônica com foco em Sistemas de Potência. Verifique o foco do seu curso. Outra seu curso é bacharel ou licenciatura? (Nem sei se existe licenciatura em Economia). É bem comum nós só vermos as aplicações práticas do curso nos últimos 2 anos, em eng. existe o curso de formação básico (Matemática, Física, Desenho, LP) e o curso de formação profissionalizante, que normalmente dura os 3 últimos anos do curso). Eu sempre fui um entusiasta da economia, pois sempre pensei que ia aprender a ser rico com investimentos no curso kk. Enfim, esse é um canal sobre economia/libertarianismo o qual assisto bastante e acho interessante a abordagem do autor sobre fatos econômicos antigos e atuais. É uma pegada bem prática, dá uma olhada: https://www.youtube.com/user/ideiasradicais
Aprendi bastante coisa sobre economia com ele.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Re: Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por gdaros Qua 14 Dez 2016, 19:31

Meu curso é bacharelado. Tenho que fazer 44 eletivos, ou seja, 11 cadeiras, mais para o final do curso que a gente escolhe. Só que quase todas são também teóricas, e tem algumas mais voltadas a empresas e finanças, só que são da faculdade de Adm.

gdaros
Jedi
Jedi

Mensagens : 302
Data de inscrição : 23/01/2015
Idade : 26
Localização : Fagundes Varela / RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Re: Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por Convidado Qua 14 Dez 2016, 20:06

Boa noite, Daros,

Bem, se é uma coisa que você gosta, siga em frente... Eu espero que você esteja gostando da faculdade.

Um abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Re: Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por kogasatatara Qua 14 Dez 2016, 20:37

Olha, amo economia, mas não cursaria algo do tipo no Brasil, nem que me pagassem (ou qualquer outro curso de humanas, inclusive). Diariamente leio relatos de pessoas que fugiram da matriz do pensamento acadêmico mainstream, dizer que a mentalidade marxista/keynesiana nesse curso é extremamente alta. O que é ruim, pelo menos no meu caso, já que eu não quero ficar 5 anos numa faculdade aprendendo coisa - sendo levada a sério!!! - que já se provou ineficiente no mundo inteiro.
O que eu faço, então? Torno o estudo da economia um hobby como qualquer outro. Leio sites e livros confiáveis sobre o assunto, e acompanho discussões particulares. Bem melhor que ficar bitolado em um curso.
kogasatatara
kogasatatara
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 15/06/2015
Idade : 24
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre continuar no curso Empty Re: Dúvidas sobre continuar no curso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos