PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intensidade da força feita na manivela

2 participantes

Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Romer cake 26/7/2016, 4:11 pm

Um dia, Bisnaga não se segurou e perguntou ao professor de onde veio o nome “Arquimedes”. Para mostrar a importância do grande inventor Arquimedes, o professor levou Bisnaga a uma antiga fábrica que possuía um velho “parafuso de Arquimedes” (figura ao abaixo).
Intensidade da força feita na manivela 9dd25b9b51bd4af393a3c74aeef1eed0
 Este equipamento em contato com a água a transporta de um lugar mais baixo para um lugar mais alto. É constituído por um grande parafuso no interior de um tubo. A pessoa gira uma manivela e a água passa a entrar no parafuso por baixo e sair por cima. Os espaços do parafuso se comportam como recipientes que levam a água para cima.  
- E qual a vantagem desse aparelho, professor? – perguntou, Bisnaga. 
- Ele é um mecanismo que permite, por exemplo, levantar em movimento uniforme uma quantidade de água de peso igual a 10 vezes a força que se aplica na manivela ao girá-la. Além disso, observe que o “parafuso de Arquimedes” não é colocado na vertical. Ele fica inclinado de 30º em relação à horizontal, ganhando as propriedades do plano inclinado, estudado na aula de ontem.  
O professor Arquimedes passou a girar a manivela do parafuso onde disse que sempre existia 1000 kg de água. Por fim, perguntou para Bisnaga, qual a intensidade da força que ele estava fazendo na manivela.  Para facilitar, pediu para considerar que o movimento da água era uniforme, que o atrito era desprezível, que a aceleração da gravidade valia 10 m/s² e que sen 30º = 0,5 e cos 30º ≈ 0,9. Bisnaga respondeu: 
a) 400 N 
b) 500 N 
c) 1200 N 
d) 1000 N
Romer cake
Romer cake
Jedi
Jedi

Mensagens : 278
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 24
Localização : São Bernado, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Re: Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Euclides 26/7/2016, 9:18 pm

Romer cake escreveu:
- Ele é um mecanismo que permite, por exemplo, levantar em movimento uniforme uma quantidade de água de peso igual a 10 vezes a força que se aplica na manivela ao girá-la. 
..
O professor Arquimedes passou a girar a manivela do parafuso onde disse que sempre existia 1000 kg de água. Por fim, perguntou para Bisnaga, qual a intensidade da força que ele estava fazendo na manivela.  Para facilitar, pediu para considerar que o movimento da água era uniforme, que o atrito era desprezível,
Eu acho que essa pergunta já vem respondida.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Re: Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Romer cake 26/7/2016, 10:01 pm

Mestre Euclides então?



isso mesmo?
Romer cake
Romer cake
Jedi
Jedi

Mensagens : 278
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 24
Localização : São Bernado, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Re: Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Euclides 26/7/2016, 10:04 pm

Tem de ser isso apenas. Afinal não conhecemos o tamanho do braço da alavanca da manivela.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Re: Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Romer cake 26/7/2016, 10:20 pm

Grato mais uma de tantas as outras vezes que ajudou-me mestre!
Romer cake
Romer cake
Jedi
Jedi

Mensagens : 278
Data de inscrição : 16/04/2015
Idade : 24
Localização : São Bernado, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Intensidade da força feita na manivela Empty Re: Intensidade da força feita na manivela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos