PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

equaçoes parametricas plano

2 participantes

Ir para baixo

equaçoes parametricas plano Empty equaçoes parametricas plano

Mensagem por priscilasouza 7/6/2016, 10:17 pm

Escreva a equação geral do plano e um sistema de equações parametricas do plano determinado pelos pontos A(1,0,2) B(-1,2,-1) e C(1,-1,-1)

priscilasouza
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 36
Localização : Campos Goytacazes, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

equaçoes parametricas plano Empty Re: equaçoes parametricas plano

Mensagem por RafaLJCanuto 7/6/2016, 11:29 pm

Oi Priscila, vou tentar te explicar da forma mais simples

Primeiros relembrando a equação de uma reta, ela era dada por um ponto + um escalar x um vetor diretor lembra?!

A unica coisa que muda para a equação do plano é que voce vai multiplicar 2 escalares diferentes por 2 vetores diferentes ou seja:

Ponto + (escalar1 x vetor 1) + (escalar 2 x vetor 2)

No seu exercicio ele deu 3 pontos, vc vai usar um deles para ser o "ponto principal" pode ser o "A"(vc escolhe), desse ponto vai sair dois vetores de direçoes opostas, um vetor sendo AB e outro AC (vc sabe como achar o vetor a partir de dois pontos dados né? subtrai o ponto do segundo com o ponto do primeiro, no caso vetor AB, subtrai o ponto do B com o A)

Daí olha que massa, vc tem um ponto A que ele deu, acha os dois vetores formados a partir desse ponto A, (AB e AC), entao vc ja vai ter a equação vetorial do plano:

X=(ponto A)+ escalar qualquer(coloca uma letra tipo alpha)x(vetorAB) +escalar qualquer(coloca beta)x(vetorAC)
 
Até aqui você tem a equação vetorial do plano né? mas ele quer a paramétrica, lembra como fazia pra transformar a equação vetorial da reta em  equação paramétrica da reta?

Eu não vou colocar a resposta pronta porquê quero que vc pense, tambem estou aprendendo isso pra prova hehe' vamos ir bem juntos!

A única dificuldade é achar os vetores que partem do ponto que vc escolheu como "origem", tanto que com esses 3 pontos eu posso fazer diferentes equações para o plano

Olha esse vídeo, ele faz um exercicio muito parecido:
https://www.youtube.com/watch?v=mKmdY5qKQiA

RafaLJCanuto
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/11/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

equaçoes parametricas plano Empty Re: equaçoes parametricas plano

Mensagem por priscilasouza 10/6/2016, 10:22 am

Muito obrigada consegui clarear bastante coisa e o vídeo é ótimo.

priscilasouza
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 36
Localização : Campos Goytacazes, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

equaçoes parametricas plano Empty Re: equaçoes parametricas plano

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos