PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

2 participantes

Ir para baixo

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos  Empty Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

Mensagem por Wesley Macedo Sáb 23 Abr 2016, 19:14

Boa noite! 

Eu resolvi a questão porem obtive uma resposta diferente do livro. E eu sinceramente acho que o livro contém um erro! O meu professor de Análise resolver uma questão muito parecida e resolveu exatamente como eu. 
Alguém poderia me dizer se o livro está errado ou se eu mesmo que não entendi? Obrigado!

Encontrar o número de soluções em inteiros não-negativos de 


, nas quais exatamente 2 incógnitas são nulas. 

Minha solução: 

Já o livro diz o seguinte: Se exatamente duas dessas incógnitas são nulas, devemos contar o número de soluções em inteiros positivos de , que é igual a  e multiplicar por , que é o número de escolhas das duas incógnitas que terão valor nulo. 

Eu não entendi porque o livro utilizou a solução para Inteiros Positivos e não Inteiros não negativos (o que incluiria o zero). Alguém saberia me explicar?
Wesley Macedo
Wesley Macedo
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/05/2015
Idade : 27
Localização : Porto Alegre/RS/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos  Empty Re: Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

Mensagem por Ashitaka Seg 25 Abr 2016, 17:48

Bem, você e seu professor erraram por falta de atenção. A vossa solução deixa aberta a possibilidade para que outras incógnitas se tornem nulas e sejam contadas na resposta.
Ao resolver a soluão para interior positivos, o livro garantiu que nenhuma outra incógnita seria zero além das duas escolhidas e, portanto, ele está correto.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos  Empty Re: Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

Mensagem por Wesley Macedo Seg 25 Abr 2016, 19:23

Não consegui te entender Poderia explicar melhor? Por que no caso ao meu ver quando tu exclui duas variaveis tu não está contando a possibilidade de qualquer uma das 5 serem nulas.
Wesley Macedo
Wesley Macedo
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 24/05/2015
Idade : 27
Localização : Porto Alegre/RS/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos  Empty Re: Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

Mensagem por Ashitaka Ter 26 Abr 2016, 11:10

Wesley, o problema pede que exatamente duas das incógnitas sejam nulas. Para facilitar seu entendimento, suponha que x1 e x2 são 0.

Tem-se, então:
x3 + x4 + x5 = 18.

Se continuar daqui e resolver da forma como você ou seu professor fizeram, estará errado. Você não pode contar as soluções não-negativas; deve-se contar as positivas. Se contar as não negativas, teremos como solução, por exemplo:
x3 = 0, x4 = 0 e x5 = 18. Só que essa não é uma solução válida, porque teríamos x1 = x2 = x3 = x4 = 0, sendo que o problema pede que exatamente duas incógnitas iguais a 0 e aqui teríamos 4. Percebe agora a necessidade de contar as positivas?
Então, as três incógnitas restantes devem valer, no mínimo, 1, para garatir que nenhuma se anule. Então deve-se contar as soluções não negativas de
(x3 + 1) + (x4 + 1) + (x5 + 1) = 18

x3 + x4 + x5 = 15

Porque aí está garantido que somente as escolhidas assumirão valor 0.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos  Empty Re: Numero de Solucoes em inteiros nao-negativos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos