PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta

2 participantes

Ir para baixo

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Empty ( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta

Mensagem por ruanchaves93 Dom 20 Mar 2016, 14:19

Um bairro de uma cidade foi planejado em uma região plana, com ruas paralelas e perpendiculares, delimitando  quadras de mesmo tamanho. No plano de coordenadas cartesianas seguinte, esse bairro localiza-se no segundo quadrante, e as distâncias nos eixos são dadas em quilômetros.

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Questao_150_da_prova_do_enem_2011_

A reta de equação y = x + 4 representa o planejamento do percurso da linha do metrô subterrâneo que atravessará o bairro e outras regiões da cidade. No ponto P = (–5, 5), localiza-se um hospital público. A comunidade solicitou ao comitê de planejamento que fosse prevista uma estação do metrô de modo que sua distância ao hospital, medida em linha reta, não fosse maior que 5 km.

Atendendo ao pedido da comunidade, o comitê argumentou corretamente que isso seria automaticamente satisfeito, pois já estava prevista a construção de uma estação no ponto

[list=questao-opcoes]
[*]A
(–5, 0).
[*]B
(–3, 1).
[*]C
(–2, 1).
[*]D
(0, 4).
[*]E
(2, 6).
[/list]

Gabarito: B ( -3, 1 ).

As resoluções disponíveis na internet não resolvem o problema, elas simplesmente mandam você ir testando as alternativas e ver qual encaixa.
Isto é, calcular a distância entre dois pontos para cada alternativa, entre a alternativa e P.

Mas acredito que a intenção do examinador era que o aluno calculasse quais pontos podem fazer parte da reta y = x + 4 e da circunferência de centro ( -5,5 ) e raio 5km ao mesmo tempo. Ou seja, um sistema de duas equações.

Tentei resolver por esse caminho mas a conta não saiu.
É esse o caminho mesmo?
Fingindo que as alternativas não estão aí, que é uma prova de segunda fase, como eu resolveria?

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Empty Re: ( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta

Mensagem por Euclides Dom 20 Mar 2016, 15:29

distância ao hospital, medida em linha reta, não fosse maior que 5 km
haverá muitas alternativas. Você deveria testar todas as oferecidas. Um esboço permite escolher mais rapidamente:

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Im1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Empty Re: ( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta

Mensagem por ruanchaves93 Dom 20 Mar 2016, 19:37

Agora com o esboço desenhado, eu entendi o problema.

Olhando para a reta, vemos que o problema só nos deu dois pontos que fazem parte da reta: (-3,1) e (2,6). Os outros já estão descartados, porque não fazem parte da linha do metrô.

(2,6) não faz parte da circunferência de centro (-5,5) e raio 5, porque o maior valor que esta circunferência pode atingir no eixo x é 0.

Logo, só pode ser (-3,1).

Ao contrário do que indicam as resoluções da internet, não precisava de fazer nenhuma conta.

Obrigado!

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta Empty Re: ( ENEM 2011 ) distância entre pontos e reta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos