Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

(PUCCAMP) Antiguidade Clássica - Grécia/Roma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(PUCCAMP) Antiguidade Clássica - Grécia/Roma

Mensagem por Christian M. Martins em Qui Fev 18 2016, 11:39

Analise o texto.

"Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. Nosso governo se chama democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe à que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade."
(Trechos de um discurso de Péricles. In: Rubim Santos Leão de Aquino e outros, "História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais", Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 201.)

Com base nos conhecimentos históricos, pode-se afirmar que a democracia ateniense, na Grécia Antiga, à qual Péricles faz referência,

a) refletiu a realidade social de toda a população da Grécia que adquiriu direitos de igualdade e liberdade.
b) garantiu às classes sociais o direito de propriedade da terra e aos trabalhadores os direitos trabalhistas.
c) serviu de exemplo às cidades-estado da Grécia Antiga, uma vez que essas estabeleceram o voto direto para a escolha dos seus governantes.
d) estava em consonância com os ideais dos legisladores da República Romana, que criaram o sistema democrático para resolver os conflitos entre patrícios e plebeus.
e) atendeu aos interesses das classes dominantes em Atenas, ao garantir aos proprietários de terra e de escravos o direito de participar diretamente da vida política.


Gabarito:
Alternativa E.


Por que a assertiva D está errada?

____________________________________________
"Quem iria apostar que aquele cara sem graça
Iria conseguir revidar
O fato de ser especialista em nada e tudo que envolve
Falhar"

- Tópaz

Christian M. Martins
Monitor
Monitor

Mensagens : 3635
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 19
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: (PUCCAMP) Antiguidade Clássica - Grécia/Roma

Mensagem por caioignm em Sex Mar 11 2016, 01:12

Boa noite,
A monarquia romana chegou ao fim quando o rei Tarquínio, o Soberbo, tentou tornar-se absoluto, apoiando-se na camada popular contra o poder dos nobres. Estes então se rebelaram, depuseram Tarquínio e instauraram um novo regime político: a Republica(sistema democrático referido na assertiva D). No entanto, o uso desse termo pelos patrícios visava unicamente convencer os plebeus de que também tinham participação nos assuntos do governo-o que não era verdade, pois o poder político estava concentrado nas mãos do patriciado. Somente com o tempo as camadas mais baixas da sociedade romana conquistaram maior acesso ao aparato político. Por isso a alternativa D está errada. Já a alternativa E está correta pois representa a ascenção dos Georgoi(pequenos lavradores, médio estamento). É importante salientar que a democracia ateniense era considerada escravista. Durante o período de Clistenes havia igualdade de direitos políticos para todos os cidadãos(somente 10% da população ateniense gozava do direito de cidadania). Contudo, somente no período de Péricles, com a criação da mistoforia ou mistiforia(indenização diária paga aos cidadãos atenienses que participassem das atividades públicas) que os estamentos mais baixos lograram, de fato, maior participação política.

Espero que eu tenha sido claro, 
Abraço

caioignm
iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 05/01/2015
Idade : 19
Localização : Brasil, São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum