PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dilema de um um vestibulando.

5 participantes

Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Epharius Qua 28 Out 2015, 17:42

Bom dia senhores, bom estou aqui parar receber sugestões sobre oque fazer com a minha vida então segue a descrição dos meus últimos anos:

Nunca fui um exemplar aluno, sempre estudei em escola publica tirava minhas notas e tals, então no meu 9º ano (Antiga 8º serie) passei em uma ETEC num curso de médio integrado a informática e lá começou minha fase de adolescente que não quer nada com nada. Bom 1º ano foi tranquilo em relação a notas, no segundo eu fui aprovado por conselho e no meu ano atual (3º ano) eu estou indo bem mal. principalmente porque em maio comecei a fazer cursinho pré-vestibular no ETAPA. como faço integral na escola só pude fazer no horário noturno o curso logo eu chego em casa bem tarde.
Eu queria fazer Ciência da Computação no começo, dai mudei pra Engenharia da Computação e depois Engenharia elétrica. então fui procurar as melhores faculdades do meu curso e no meio eu achei lá : Instituto Militar de Engenharia. achei interessante, principalmente pelo fato do vestibular cobrar as matérias que eu mais gosto : Matemática, Física e Química.
Quando comecei a procurar mais sobre o instituto eu vi o quão difícil era a prova, porém eu tinha bastante esperança, talvez mais inocência que esperança. Então entrei em um dilema: Tentar entrar no (IME,ITA) ou fazer uma publica como USP, Unicamp, Unesp.
Eu não tenho dinheiro para pagar o melhor cursinho da minha região, o Poliedro, e eu não quero ficar 2,3 anos estudando para entrar nas instituições militares, eu não sei o quão bom o ITA IME é em relação a uma Unicamp por exemplo. Eu acho que eu posso ser um ótimo engenheiro mesmo estudando em lugares menos reconhecidos. mas dentre todos os empecilhos o pior mesmo é o dinheiro, meus pais nao tem como pagar um lugar mais caro que R$400. Me ajudem, deem sua opinião, qual quer que for.

Epharius
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/10/2015
Idade : 26
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Euclides Qua 28 Out 2015, 17:48

IME e ITA são centros de excelência, porém USP, UNICAMP, as federais, são ótimas escolas e é um privilégio formar-se em uma delas.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Convidado Dom 01 Nov 2015, 00:40

Cara, USP, Unicamp, Unesp, ITA ou IME, na maioria das vezes, exigem mais de um ano de preparação. Eu não sei o IME, mas o ITA oferece moradia e lhe paga um salário mínimo por mês até determinado ano. Se você for para o ITA, com esses benefícios, você consegue se manter com R$ 400 por mês. Nas demais é outra história. 
Você consegue ser um bom engenheiro, mesmo sem cursar na melhor universidade. Só não vai querer ser bom, estudando numa porcaria de universidade. Você não precisa pagar cursinho para ser aprovado, o que você precisa é: APRENDER MUITO. Estude primeiro "como aprender" e depois comece a estudar os demais assuntos. Na boa cara, por experiência própria, não se preocupe com o dinheiro agora, se preocupe em passar. Estando lá dentro, você acaba se virando para se manter. Agora vai estudar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por butelius Dom 01 Nov 2015, 04:14

Muito bom esse comentário do Dezotti!

Agora, brother, uma coisa te garanto, estudar pra USP ou pro ITA é igualmente intenso. A questão é: pro ITA vc precisa dominar num nivél extremamente avançado 3 matérias. Pra USP vc vai precisar dominar 10 em um nivel apenas médio-avançado. No final a dedicação é igual.

Decide qual instituição vai te deixar mais satisfeito e vai na fé.
butelius
butelius
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 29/06/2014
Idade : 27
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Aeron945 Dom 01 Nov 2015, 14:53

butelius escreveu:
Agora, brother, uma coisa te garanto, estudar pra USP ou pro ITA é igualmente intenso. 

Certeza? Já vi muita gente tentar ITA durante 3/4 anos, não conseguir passar e ir pra USP.

Aeron945
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 755
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 28
Localização : Bauru, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por PedroCunha Dom 01 Nov 2015, 14:56

Cara, você já deu uma olhada nas provas de Geografia ou História da segunda fase da USP? 

O que o butelius falou é bem correto.
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Aeron945 Dom 01 Nov 2015, 15:02

Cara, eu estou falando o que eu presenciei. No ITA existe um limite de idade para prestar o vestibular, na USP não. Devido a isso, muita gente quando está prestando o vestibular do ITA pela última vez, faz o vestibular da USP também. Resultado: NÃO passa no ITA e passa na USP!

Aeron945
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 755
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 28
Localização : Bauru, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por PedroCunha Dom 01 Nov 2015, 15:27

É preciso muito cuidado com essa comparação: um vestibulando do ITA é - em geral - um vestibulando de exatas: a prova da FUVEST é uma prova cujas matérias têm pesos diferentes.

O vestibulando do ITA tem, sem dúvida alguma, um conhecimento das ciências da natureza e da matemática (e em tese de português também) muito superior ao do vestibulando comum; isso o coloca em posição muito vantajosa devido ao sistema de cálculo das notas finais.

Fosse a nota da segunda fase apenas a média aritmética das notas em cada matéria, a comparação seria mais adequada; porém, esse não é o caso.

A primeira fase da FUVEST é dessa maneira, porém seu nível de dificuldade não serve para fins de comparação, pois é a segunda fase que realmente separa os melhores.

De qualquer maneira, esse é o meu ponto de vista.

Abraços,
Pedro
PedroCunha
PedroCunha
Monitor
Monitor

Mensagens : 4639
Data de inscrição : 13/05/2013
Idade : 27
Localização : Viçosa, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Aeron945 Dom 01 Nov 2015, 15:36

Okay, amigo. Forte abraço.

Aeron945
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 755
Data de inscrição : 27/02/2015
Idade : 28
Localização : Bauru, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dilema de um um vestibulando. Empty Re: Dilema de um um vestibulando.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos