PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrostática + Colisões

5 participantes

Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Eletrostática + Colisões

Mensagem por Jvictors021 Dom 30 Jan 2022, 18:25

Dois corpos condutores são eletrizados. O corpo A tem carga q, massa m e raio r. O corpo B tem carga Q < 0, massa M e raio R. Eles são abandonados do repouso a uma distância  d um do outro (distância entre os seus centros). Qual é a velocidade do corpo A imediatamente antes da colisão dos corpos? A constante eletrostática vale K.
Eletrostática + Colisões Aeerf10
Tentei fazer Força elétrica = m.a, achar a aceleração dos corpos e jogar em torricelli, mas sem sucesso. Creio que o caminho seja outro

Ademais, peço realmente desculpas por não ter digitado em Latex as alternativas, acabei me enrolando com tantos caracteres, mas vou separar um tempo para que eu possa aprender a mexer de maneira mais eficiente na ferramenta... Espero que entendam. Att
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Giovana Martins e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Jan 2022, 19:32

Uma tentativa. Ainda não sei onde eu errei. Se alguém encontrar o erro na minha resolução, nos ajude Smile.

[latex]\mathrm{E_{PE}=E_{C_A}+E_{C_B}\to -\frac{K\times Q\times q}{D-R-r}=\frac{1}{2}\times m\times v_A^2+\frac{1}{2}\times M\times v_B^2}[/latex]

[latex]\mathrm{\overset{\to }{Q}_i=\overset{\to }{Q}_f\to -m\times v_A+M\times v_B=0\to v_B =v_A\times \frac{m}{M}}[/latex]

[latex]\mathrm{\frac{K\times Q\times q}{R+r-D}=\frac{1}{2}\times v_A^2\times m\times  \left (\frac{M+m}{M}  \right )\to v_A=\sqrt{\frac{2\times M\times K\times Q\times q}{m\times (m+M)\times (R+r-D)}}}[/latex]

A propósito, apenas o enunciado deve ser digitado. As alternativas não tem problema postar em modo foto. Pede-se para digitar o enunciado, pois o Google não reconhece imagens, o que dificultaria a localização deste post por outros membros que pudessem ter dúvidas nessa mesma questão.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7699
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por gabriel_balbao Dom 30 Jan 2022, 19:40

Giovana Martins escreveu:
Uma tentativa. Ainda não sei onde eu errei. Se alguém encontrar o erro na minha resolução, nos ajude Smile.

[latex]\mathrm{E_{PE}=E_{C_A}+E_{C_B}\to -\frac{K\times Q\times q}{D-R-r}=\frac{1}{2}\times m\times v_A^2+\frac{1}{2}\times M\times v_B^2}[/latex]

[latex]\mathrm{\overset{\to }{Q}_i=\overset{\to }{Q}_f\to -m\times v_A+M\times v_B=0\to v_B =v_A\times \frac{m}{M}}[/latex]

[latex]\mathrm{\frac{K\times Q\times q}{R+r-D}=\frac{1}{2}\times v_A^2\times m\times  \left (\frac{M+m}{M}  \right )\to v_A=\sqrt{\frac{2\times M\times K\times Q\times q}{m\times (m+M)\times (R+r-D)}}}[/latex]

O erro está no fato de que, ao final, a distância entre as duas bolas não é 0, mas R + r. No início, a distância entre os centros era D, então, na energia potencial elétrica inicial, utiliza-se D como distância. Imediatamente antes da colisão, a distância entre os centros é R + r, então utiliza-se R + r como distância para a energia potencial elétrica final.
gabriel_balbao
gabriel_balbao
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 03/02/2021
Idade : 20
Localização : Ribeirão Preto

Giovana Martins, Rory Gilmore e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Elcioschin Dom 30 Jan 2022, 19:44

Apenas um comentário

Energia potencial de A ---> EpA = q.Ub = q.(-k.Q)/d ---> EpA = - k.q.Q/d

Energia potencial de B ---> EpB = q.Ua = -Q.(k.q)/d ---> EpB = - k.q.Q/d

Sistema inicial ---> Ep = EpA + EpB ---> Ep = - 2.k.q.Q/d
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71858
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Giovana Martins, Rory Gilmore e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Jan 2022, 20:10

"O erro está no fato de que, ao final, a distância entre as duas bolas não é 0, mas R + r. No início, a distância entre os centros era D, então, na energia potencial elétrica inicial, utiliza-se D como distância. Imediatamente antes da colisão, a distância entre os centros é R + r, então utiliza-se R + r como distância para a energia potencial elétrica final."

Muito obrigada. Ainda não tentei refazer (vou fazer isso mais tarde), mas a sua opinião faz muito sentido. Entretanto, ao desenvolver desta forma não teremos no final o fator [1/(R + r)-(1/D)], que é ligeiramente diferente do gabarito? Digo isso pois se eu não estiver falando besteira a energia potencial elétrica final seria dada por Epe=-KQq/(R+r).

"Apenas um comentário

Energia potencial de A ---> EpA = q.Ub = q.(-k.Q)/d ---> EpA = - k.q.Q/d

Energia potencial de B ---> EpB = q.Ua = -Q.(k.q)/d ---> EpB = - k.q.Q/d

Sistema inicial ---> Ep = EpA + EpB ---> Ep = - 2.k.q.Q/d"


Muito obrigada, Élcio!!!

A propósito, eu não fiz desta forma pois eu imaginei o seguinte: o campo elétrico seria gerado pela carga Q (fixa) e q seria uma carga de prova colocada em um ponto desse campo a uma distância D de Q. A carga Q, por estar fixa, seria o motivo pelo qual eu considerei o momento linear após a colisão nulo (a esfera q iria "grudar" na esfera Q). Desse modo, a energia potencial elétrica armazenada no sistema (inicialmente) constituído pelas duas cargas seria dada por Epe=-KQq/D, tal como a demonstração desta formulação (claro que aqui seria a versão simplificada, tendo em vista que a demonstração da relação Epe=KQq/D requer conhecimentos de Cálculo Integral).

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7699
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Elcioschin Dom 30 Jan 2022, 20:37

Mas não é isto que acontece, na realidade:

1) A carga -Q não está fixa e +q não é uma carga de prova
2) Ambas se movimentam ao mesmo tempo e, a cada instante, a força de atração é a mesma para ambas. E esta força aumenta à medida em que a distância entre os centros diminui.

Assim, no início, a carga -Q em B, produz no centro de A o potencial Ub ---> EpA = +q.Ub

E a carga +q em A, produz no centro de B o potencial Ua ---> EpB = -Q.Ua
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71858
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Rory Gilmore e aitchrpi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Giovana Martins Dom 30 Jan 2022, 21:09

Ignore o que eu disse, Élcio kkkkkkkk. Eu estava aqui pensando e o que eu falei não nenhum sentido. Enlouqueci kkkkk.

Amanhã, com mais calma, irei refazer o exercício caso ninguém tente antes.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7699
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Elcioschin Seg 31 Jan 2022, 12:22

Algumas considerações:

Como a força F aumenta com a distância, o mesmo acontece com a aceleração de cada corpo e a velocidade final de cada corpo.

O problema pode ser resolvido usando Cálculo Integral

Uma tentativa para ser resolvido por energia, considerando M > m é:

Em cada instante a força é a mesma nas duas cargas

Sejam A, a as acelerações de m e M e sejam V, v as velocidades finais de m, M:

F = m.A = M.a ---> A/a = M/m

De modo similar ---> V²/v² = M/m

Seja x a distância entre o ponto de encontro e a carga -Q ---> distância entre ponto de encontro e carga q = d - x

Agora pode-se usar cinemática e energia para tentar resolver.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71858
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por aitchrpi Dom 06 Fev 2022, 23:05

Eu acho que eu consegui resolver, mais só usando calculo e depois de quebrar muito a cabeça. Esse exercício é de alguma prova militar? Resolução, se A está na origem e B em (D, 0):

Pela segunda terceira lei de newton, sabemos que [latex]F_A = -F_B[/latex]. Mas, então, 

[latex]x_A = (D - x_B)\frac{M}{m}\,\,\,\land\,\,\,x_B = D-x_A\frac{m}{M} [/latex]

Entretanto, apenas a diferença xb - xa é importante para essa questão. Essa diferença é dada por

[latex]x_B - x_A = D - x_A \frac{m}{M} - x_A = D - x_A\frac{M+m}{M}[/latex]


Agora é só fazer a integral de linha da força eletrostática produto escalar xa, com os parâmetros xb - xa = D e xb - xa = R + r. Esse é o teorema do Trabalho-Energia-Cinética. Eu acho que aqui você pode usar alguma regra de conservação de energia, mas eu não tenho certeza se a força é conservativa, já que o campo elétrico, aparentemente, muda, uma vez que as cargas estão em movimento. Assim, 

[latex]\frac{1}{2}mv_a^2=\int^{P_f}_P_i F_e\,dx = \int^{P_f}_P_i \frac{qQK}{(x_B - x_A)^2}\,dx = qQK\,\int^{P_f}_P_i\frac{1}{(x_B - x_A)^2}\,dx[/latex]

Dai da pra resolver a integral por substituição, 

[latex]u = x_B - x_A = D - x_A\frac{M+m}{M}[/latex]

[latex]-du \frac{M}{M+m} = dx[/latex]

[latex]\int^{P_f}_P_i\frac{1}{(x_B - x_A)^2}\,dx = -\frac{M}{M+m}\int^{P'_f}_{P'_i}\frac{1}{u^2}\,dx = \frac{M}{M+m}\,\frac{1}{x_b - x_a}\Big|^{P_f}_{P_{i}}[/latex]

Mas Pf ocorre quando xb - xa = R + r. Então, em Pf, xa = (D - R - r) M/(M+m). Além disso, Pf se da quando xb - xa = D, ou seja, xa = 0. Portanto, finalmente, 

[latex]\frac{1}{2}mv_a^2=qQK\frac{M}{M+m}\,\left(\frac{1}{D} - \frac{1}{R+r}\right)[/latex]


[latex]v_a=\sqrt{\frac{2\,q\,Q\,K\,M}{m(M+m)}\,\left(\frac{1}{D} - \frac{1}{R+r}\right)}[/latex]

Emfim, com certeza existe um método mais fácil que eu não consigo enxergar. Se alguém encontrar alguma coisa errada, me avisa! valeu.

aitchrpi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 179
Data de inscrição : 05/03/2021
Idade : 15
Localização : Curitiba

Giovana Martins e Rory Gilmore gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Jvictors021 Seg 07 Fev 2022, 06:13

aitchrpi escreveu:Eu acho que eu consegui resolver, mais só usando calculo e depois de quebrar muito a cabeça. Esse exercício é de alguma prova militar? Resolução, se A está na origem e B em (D, 0):

Pela segunda terceira lei de newton, sabemos que [latex]F_A = -F_B[/latex]. Mas, então, 

[latex]x_A = (D - x_B)\frac{M}{m}\,\,\,\land\,\,\,x_B = D-x_A\frac{m}{M} [/latex]

Entretanto, apenas a diferença xb - xa é importante para essa questão. Essa diferença é dada por

[latex]x_B - x_A = D - x_A \frac{m}{M} - x_A = D - x_A\frac{M+m}{M}[/latex]


Agora é só fazer a integral de linha da força eletrostática produto escalar xa, com os parâmetros xb - xa = D e xb - xa = R + r. Esse é o teorema do Trabalho-Energia-Cinética. Eu acho que aqui você pode usar alguma regra de conservação de energia, mas eu não tenho certeza se a força é conservativa, já que o campo elétrico, aparentemente, muda, uma vez que as cargas estão em movimento. Assim, 

[latex]\frac{1}{2}mv_a^2=\int^{P_f}_P_i F_e\,dx = \int^{P_f}_P_i \frac{qQK}{(x_B - x_A)^2}\,dx = qQK\,\int^{P_f}_P_i\frac{1}{(x_B - x_A)^2}\,dx[/latex]

Dai da pra resolver a integral por substituição, 

[latex]u = x_B - x_A = D - x_A\frac{M+m}{M}[/latex]

[latex]-du \frac{M}{M+m} = dx[/latex]

[latex]\int^{P_f}_P_i\frac{1}{(x_B - x_A)^2}\,dx = -\frac{M}{M+m}\int^{P'_f}_{P'_i}\frac{1}{u^2}\,dx = \frac{M}{M+m}\,\frac{1}{x_b - x_a}\Big|^{P_f}_{P_{i}}[/latex]

Mas Pf ocorre quando xb - xa = R + r. Então, em Pf, xa = (D - R - r) M/(M+m). Além disso, Pf se da quando xb - xa = D, ou seja, xa = 0. Portanto, finalmente, 

[latex]\frac{1}{2}mv_a^2=qQK\frac{M}{M+m}\,\left(\frac{1}{D} - \frac{1}{R+r}\right)[/latex]


[latex]v_a=\sqrt{\frac{2\,q\,Q\,K\,M}{m(M+m)}\,\left(\frac{1}{D} - \frac{1}{R+r}\right)}[/latex]

Emfim, com certeza existe um método mais fácil que eu não consigo enxergar. Se alguém encontrar alguma coisa errada, me avisa! valeu.

É de um simulado do Estratégia Militares para prova da Espcex... Sou zerado em cálculo, infelizmente... Quem sabe um dia eu não desenrole dessa forma kkkkkk. Ótima resolução!!
Jvictors021
Jvictors021
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1116
Data de inscrição : 02/07/2021
Idade : 20
Localização : Passa Quatro - MG

Rory Gilmore gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática + Colisões Empty Re: Eletrostática + Colisões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos