PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise combinatória, simulado enem

2 participantes

Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Shino Dom 06 Set 2015, 11:12

Uma indústria produz pizzas congeladas, utilizandos 3 de 10 componentes diferentes na montagem das pizzas. Oferece ainda 2 tipos de massas (finas ou grossas). Quantas opções diferentes de pizza podem ser oferecidas aos consumidores, se o componente mais consumido (molho de tomate) deve fazer parte de todas as composições ??
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Re: Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Orihara Dom 06 Set 2015, 12:01

Você tem o gabarito dessa questão?
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Re: Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Shino Dom 06 Set 2015, 12:20

Não, eu consegui resolvê-la porém não sei se está correta minha resolução, as alternativa são: a) 72 b) 36 c) 48 d)54 e)96
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Re: Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Orihara Dom 06 Set 2015, 12:35

Entendi.

Eu ainda sou novo na área de Combinatória, então vou deixar aqui minha resolução para você e alguém que entenda melhor compararem.

Vamos lá:

1. Como dos três componentes utilizados, o molho de tomate deve estar em todos, sobram duas opções para nove ingredientes, portanto: C9,2

2. Como cada uma das montagens de ingredientes, podem ser utilizadas ou com massa fina, ou com massa grossa, devemos multiplicar o total de combinações possíveis por dois, ficando assim: 2 x C9,2

Realizando o cálculo, chegamos ao resultado de 72 opções de pizzas.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Re: Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Shino Dom 06 Set 2015, 13:14

Sua resolução é semelhante a minha, creio que estejamos certos, porém sou novo na área de análises haha, valeu!
Shino
Shino
Jedi
Jedi

Mensagens : 245
Data de inscrição : 18/04/2015
Idade : 26
Localização : Londrina, Paraná.

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória, simulado enem  Empty Re: Análise combinatória, simulado enem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos