PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFPR - Ecologia

Ir para baixo

UFPR - Ecologia Empty UFPR - Ecologia

Mensagem por Convidado Seg 16 Fev 2015, 18:23

(UFPR - 2010/2011) Uma área de pesquisa da ecologia, considerada fundamental para a exploração espacial, é a criação de ecossistemas controlados (biosferas artificiais) que possam prover alimentos, ar e vários recursos fundamentais para a sobrevivência de futuros colonizadores espaciais. A tarefa, certamente, não é nada fácil. A organização dos ecossistemas naturais resulta de um longo processo de coevolução. Em um experimento de biosfera artificial hipotético, são recriados ambientes e habitats dentro de um domo de material plástico completamente vedado, com a esperança de que, pelo menos por um período, os ciclos biogeoquímicos se completem, regenerando recursos fundamentais à manutenção da vida. Nessa biosfera foram criados rios artificiais que deságuam em um minioceano, uma floresta, um minideserto e mesmo uma plantação de vegetais. Uma estação de tratamento impede que o esgoto in natura seja liberado nos rios artificiais e no minioceano. Por 100 dias tudo correu bem, até que foi detectado um desequilíbrio entre a concentração de oxigênio e gás carbônico na atmosfera do local – a concentração de oxigênio ficou excessivamente elevada e a de gás carbônico baixou bem mais do que era considerado ideal para o experimento. Quais das ações listadas abaixo devem ser consideradas, pelos membros da equipe da biosfera artificial, para corrigir esse problema?  



1. Aumentar a quantidade de nutrientes no minioceano para promover o aumento da produção de fitoplâncton e algas. 
2. Promover o aumento populacional de organismos herbívoros aquáticos e terrestres. 
3. Desviar uma porção do efluente da estação de tratamento de esgotos, que era direcionado para o minioceano, para o rio artificial. 
4. Aumentar a concentração de organismos decompositores nos diversos sistemas da biosfera artificial. 
5. Diminuir a intensidade de luz solar que chega ao interior da biosfera artificial.  


Podem ajudar a solucionar o problema detectado nessa biosfera artificial:  
a) as ações 1 e 2 apenas. 
b) as ações 1, 2 e 3 apenas. 
c) as ações 3 e 4 apenas. 
d) as ações 2, 3 e 5 apenas. 
e) as ações 1 e 5 apenas. 


GABARITO:



Eu marquei a letra D, mas no gabarito é outra alternativa. Alguém pode me explicar por que as propostas II e III não iriam contribuir para a solução do problema exposto no enunciado e por que a I poderia ajudar?  

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

UFPR - Ecologia Empty Re: UFPR - Ecologia

Mensagem por ivafialho Dom 12 Abr 2015, 01:46

Como todo experimento se dá num microcosmo regulado, se eu aumentar-mos o número de organismos herbívoros aquáticos e terrestres poderia haver um desequilíbrio ecológico por falta de um número proporcional de predadores. Eles se alimentariam das plantas e das algas enquanto houvesse disponibilidade de alimento. Mas para que todo ar fosse transformado de O2 em CO2 seria apenas uma questão de tempo, já que não haveriam organismos fotossintetizantes para realizar o sequestro de carbono. A I só é uma medida efetiva pq esta em conjunto com a V pois ao diminuir a intensidade de luz solar que chega ao interior da biosfera artificial, diminui-se a taxa fotossintética dos autótrofos e consequentemente menos O2 é sintetizado. Por outro lado ao aumentar a quantidade de nutrientes no minioceano para promover o aumento da produção de fitoplâncton e algas, eu tenho mais organismos fazendo respiração, porém com uma taxa de fotossíntese bem amena pois a luz é restrita. Assim os níveis de O2 tendem a cair e os de CO2 a aumentar. A III eu não consegui enxergar uma relação para resolver o problema da atmosfera altamente oxidativa...

ivafialho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 174
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 29
Localização : salvador-Ba-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos