PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Televisão

2 participantes

Ir para baixo

Televisão Empty Televisão

Mensagem por magcamile Seg 26 Jan 2015, 19:37

Tema: A influência da TV

Obs: Primeiramente eu tinha pensado em fazer apontando os aspectos negativos da TV: afasta as pessoas, alienação social, massificação de consumo... mas aí pensei que seria o que a maioria abordaria, certo? então resolvi falar bem da TV hehe

Dicas, críticas, sugestões?

A Televisão frente a identidade nacional




A revolução técnico-científica foi vivenciada em esfera global. Com a difusão da globalização, a partir de 1950, o conhecimento e a informação se tornaram a mais nova "fonte de energia" do século. Ao mesmo tempo, e de certo modo devido a esse fator surgiu-se a necessidade de veículos informacionais que funcionassem como extensão do conhecimento. Com por exemplo a televisão.


A televisão, invento do século XX, tem papel importante no círculo familiar brasileiro. Não só como veículo de informação, mas também como forma de lazer, ela se constitui como um mosaico cultural, popular e informacional.


Em primeiro lugar, é relevante ressaltar ressaltar a participação da TV como meio de afirmação da cultura do indivíduo. Através de programas que particularizam a nacionalidade, difundindo os ideais, as formas e os jeito do povo brasileiro, exaltando assim a nossa identidade nacional.



Em segundo lugar, também é notável o papel desta em propagar ideias, informar e incentivar o pensamento crítico do público. Reiterando-se assim de uma responsabilidade social, de transmitir informações reais, não desrespeitando a ética moral da informação.



Fica claro, portanto, a necessidade do comprometimento da esfera televisiva em informar, não transformando a notícia em produto de consumo ou alienando a população. Estabelecendo-se assim, não só como forma de entretenimento, mas também como veículo de informação e de autoafirmação da cultura brasileira. Respeitando, de tal forma, a maior de que "informar é transmitir valores".
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Empty Re: Televisão

Mensagem por Fito42 Seg 26 Jan 2015, 21:11

Vamos lá!


O que mais me chamou a atenção foi o tamanho do texto. Você chegou a escrever em um papel? Porque parece pequeno.


Sua tese: 
"A televisão [...] tem papel importante no círculo familiar brasileiro. Não só como veículo de informação, mas também como forma de lazer, ela se constitui como um mosaico cultural, popular e informacional."
Tese aparentemente comum e superficial, todavia será incrementada pelos argumentos.


Seus argumentos:
I)  "a participação da TV como meio de afirmação da cultura do indivíduo." 
Bom argumento, explicou como a tv influencia no indivíduo, mas poderia colocar algum exemplo para sustentá-lo (falar da importância desse veículo em países nacionalistas para criar uma força em conjunto, como na Alemanha)


II) "propagar ideias, informar e incentivar o pensamento crítico do público."
Argumento sem muita inovação. Ficaria melhor com uma bagagem cultural, citando, por exemplo, Foucault ou Jürgen Habermans.  


Conclusão:
Cumpriu o seu papel de sintetizar o texto, mas apresenta um problema de coerência. Será que a TV é realmente um "veículo de informação e de autoafirmação da cultura brasileira"? Ao meu ver esse meio de comunicação está mais relacionado com a homogenização da cultura mundial e, portanto, com a aculturação brasileira.


Sua redação melhorou em relação a última. Você optou por ideias ousadas, sendo que a maioria iria "ofender" a televisão. Seu problema maior é a bagagem cultural. Você precisa mostrar ao leitor que os seus argumentos são coerentes, então precisa de bases para sustentá-los, como fatos históricos, sociológicos, filosóficos, biológicos etc. Eu te daria uns 70, 75% da nota total. Tente aperfeiçoá-lo!
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Empty Re: Televisão

Mensagem por magcamile Seg 26 Jan 2015, 21:57

Ao escrever eu pensei exatamente em seguir sua dica de ir contra o que a maioria iria dizer Very Happy hehe

Eu escrevi no papel sim, e realmente ficou mais pequeno do que o meu habitual haha Ficou com 25 linhas em uma letra mediana.

Gostei demais da ideia de exemplificar com a importância da TV em países nacionalistas, vou até pesquisar mais sobre...

Sobre a citação "filosófica", eu ainda preciso ler sobre Surprised , minha bagagem cultural ainda está bem rasa. Essa parte do pensamento crítico eu realmente teria que colocar uma citação ou embasamento maior como você falou, já que é uma ideia perigosa frente o caso de alienação e tal.

Suas dicas tem me ajudado muito! Muito Obrigada! Very Happy
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Televisão Empty Re: Televisão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos