PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Engenharias

+2
Euclides
PedroX
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Engenharias

Mensagem por PedroX Qui 17 Jul 2014, 23:02

Relembrando a primeira mensagem :

Estou pensando em fazer engenharia. No entanto, apenas pesquisar sobre elas não me ajudou a escolher alguma(s). Ainda estou indeciso, então gostaria da opinião de vocês. Digam o que acham, que experiências têm ou qualquer coisa que acharem oportuna.

As engenharias em que tenho mais interesse são: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Aeronáutica.

A Civil talvez seja a menos interessante para mim, apenas para dar uma noção. Além disso, gosto de cálculos e informática.

Se acharem que outra faculdade sem ser engenharia poderia ser interessante, não deixem de contar.

PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo


Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 31 Ago 2014, 00:19

É bem estranho o limiar entre ciência da computação e engenharia da computação. Concordo com o Pedro: para a área de segurança da informação, compensaria mais ciência da computação pelo enfoque em software, ao menos nos termos que distinguem esses cursos.

Eu, sinceramente, recomendaria que você fizesse ciência da computação em outras instituição e depois entrasse no IME pelo CFRM.

Mas se, mesmo assim, você ainda preferir o IME, há a possibilidade de se focar em segurança da informação lá sim.

Mas, claro, isso depende do que você almeja realmente. A área de segurança de informação no Exército, especialmente no Brasil, deve ser bem mais voltada ao Comando e Controle (C²) do que tecnologias experimentais mais recentes; ou seja, há maiores chances de você trabalhar em C² do que em outras áreas, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do que você quer.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por L.Lawliet Dom 31 Ago 2014, 00:58

Ah, saquei. Pesquisei sobre "Comando e Controle". É bem interessante. Valeu pela dica Matheus. Agora assim, por serem areas semelhantes (engenharia da computação e ciencias da computação). Será que daria para eu fazer ciencias da computação na ufrj e engenharia da computação no IME ao mesmo tempo, no caso de eu conseguir passar nas duas,claro ?  Mesmo que eu vivesse exclusivamente pra estudar kkkkk.

È por que eu nao faço ideia de como funciona a graduação nas universidades, então nao sei se existe essa possibilidade ou se o que eu to falando é loucura. Além disso, gostaria muito de ter uma formação militar desdo inicio para eu ja ter certeza se é mesmo (ou não) essa carreira que eu quero seguir.

Pedro, voce escolheu qual engenharia?

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por PedroX Dom 31 Ago 2014, 10:38

Escolhi Engenharia de Telecomunicações e vou tentar entrar ano que vem. Acho que Engenharia da Computação envolve muitas coisas que não tenho interesse. Digamos que a primeira é uma fatia da segunda. Aliás, ET pode ser legal para você. Por que não se informa sobre ela?
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por L.Lawliet Dom 31 Ago 2014, 10:50

Pedro, dei uma olhada aqui:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Parece ser bem interessante mas acho que gostaria mais dos outros cursos. Ah, pensei que voce ja estava cursando. Boa sorte então!

Voce tinha falado que "Aprenderá algumas linguagens de programação, que, por experiência própria, posso dizer que são legais.". Voce sabe programa, mesmo que o basico? Programação envolve matematica ou é uma area totalmente diferente de qualquer das exatas do EM (quimica,fisica e matematica)? Soube que se usa logica matematica, mas usa-se apenas isso?

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por PedroX Dom 31 Ago 2014, 10:59

Programação envolve matemática, mas também tem operadores lógicos.

É mais ou menos assim:

Código:
if (luizpassounafaculdade==true)
{
alert("parabéns, Luiz!");
}
else
{
alert("que pena, Luiz!");
}
Lembrando que essa é apenas uma das linguagens de programação.

O "if" significa "se", o "true" significa "verdadeiro", o "else" significa "caso contrário", o "alert" mostra uma mensagem na tela.

Pelo que pode ver, a programação envolve algoritmos também.
PedroX
PedroX
Administração
Administração

Mensagens : 1041
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 28
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por MatheusMagnvs Dom 31 Ago 2014, 11:29

Luiz,
acredito que não seja possível fazer as duas graduações ao mesmo tempo.
1º: você quer ser militar. Terá treinamento militar ocupando o "tempo livre" em que você não estaria estudando para as matérias de computação do IME.
A diferença é que no CFRM você cursaria Ciência da Computação, aprenderia computação na UFRJ (que também é uma excelente instituição) e, depois, passaria um ano no IME fazendo o treinamento militar para virar tenente. Uma das vantagens dessa opção é que você teria mais "liberdade" durante a graduação. Você poderia direcionar as matérias que você quer, na UFRJ, diretamente para segurança de informação, enquanto no IME você estuda, obrigatoriamente, todas as matérias que eles exigem (a única escolha é no TCC), como computação gráfica (que está distante do seu foco e vai roubar 45 horas do seu tempo em um semestre) e eletrônica digital.
2º: acho que o IME é 'puxado' demais per si, de forma que não sobrará tempo para outras coisas. E acho que a UFRJ também já seria puxada demais. As grades horárias de engenharia no Brasil, em praticamente todas as universidades públicas, costumam ser bem pesadas e exaustivas.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por L.Lawliet Dom 31 Ago 2014, 12:14

Verdade Matheus e Pedro. Vou pensar com calma isso. Valeu pelas dicas!!

L.Lawliet
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 797
Data de inscrição : 30/10/2013
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Engenharias - Página 2 Empty Re: Engenharias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos