PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tração] Fio preso no teto do elevador.

2 participantes

Ir para baixo

[Tração] Fio preso no teto do elevador. Empty [Tração] Fio preso no teto do elevador.

Mensagem por Carol Barros Qua 11 Set 2013, 20:54

Boa noite, estou resolvendo algumas questões de dinâmica e sempre tenho dificuldade nesse assunto de tração. A questão é a seguinte: Um fio de comprimento constante sustenta um corpo X de massa M = 10 kg. O fio está preso ao teto de um elevador parado. Quando o elevador começa a subir com aceleração de 1,8 m/s², a força de tração aplicada ao fio:

a) não varia porque a massa é constante
b) tem seu valor diminuído em 1,8 N
c) tem seu valor diminuído em 18 N
d) tem seu valor aumentado em 1,8 N
e) tem seu valor aumentado em 18 N

Não sei pra onde vai a questão! Sempre tenho dificuldades em questões de elevadores, pois nunca sei como eles influenciam no Peso, Tração, etc...
Obrigada!

Carol Barros
Iniciante

Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 29
Localização : Fortaleza, Ceará e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Tração] Fio preso no teto do elevador. Empty Re: [Tração] Fio preso no teto do elevador.

Mensagem por soldier Qui 12 Set 2013, 18:23

Faça um desenho do elevador e do fio com o corpo pendurado dentro dele.

1 momento:
T-P=m.a , mas a=0 porque  o elevador está parado,Logo T=P=10*10=100N

2 momento:
T-P=m.a
T -10*10=10*1,8
T=118 N
Logo o aumento foi de 18N

Em dinâmica você tem que observar o movimento do corpo,se ele vai subir,descer ou ficar parado.
Nessa questão poderia ter ficado P-T=m.a ,se o elevador fosse descer.Então Observe o enuciado da questão e movimento do corpo.
soldier
soldier
Padawan
Padawan

Mensagens : 96
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 33
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

[Tração] Fio preso no teto do elevador. Empty Re: [Tração] Fio preso no teto do elevador.

Mensagem por Convidado Sex 22 Jun 2018, 20:45

Alguém pode fazer o desenho com o diagrama de forças nos casos do elevalor subindo e descendo? Obrigado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[Tração] Fio preso no teto do elevador. Empty Re: [Tração] Fio preso no teto do elevador.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos