PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

2 participantes

Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por duarthiago Qui 09 maio 2013, 14:00

Olá amigos, temos dois casos:





Caso 1


Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Caso_1
Caso 2
Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Caso_2


Acredito que no caso 1, a situação do bloco B pode ser escrita como: Pb - T = mb*a. No caso 2 pode ser escrita como T - Pb = mb*a.
Eu gostaria de saber se a grosso modo eu posso considerar como um tipo de regra prática que sempre o sentido da aceleração vai indicar a força que vai "ser positiva na fórmula" ou se esse raciocínio pode induzir ao erro. Por exemplo, no caso 2 a tração tem o mesmo sentido da aceleração, então o primeiro membro da igualdade será T - Pb e não Pb - T.
Espero que tenha conseguido explicar minha dúvida.

Obrigado (:
duarthiago
duarthiago
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 29/12/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Re: Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qui 09 maio 2013, 15:28

A força que vem primeiro na fórmula é aquela que tem o mesmo sentido da resultante. A força resultante tem o mesmo sentido da aceleração, então você está certo, eu acho.
A resultante entre peso e tração na primeira possui mesma orientação que o peso; na segunda, a resultante entre peso e tração tem a mesma orientação da tração. E a força resultante tem sempre o mesmo sentido da aceleração.

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Re: Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por duarthiago Qui 09 maio 2013, 15:40

Muito obrigado, Gabriel Very Happy
duarthiago
duarthiago
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 29/12/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Re: Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qui 09 maio 2013, 15:46

Conseguiu entender? Tava lendo minha própria resposta aqui e confesso que fiquei confuso lol!

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Re: Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por duarthiago Qui 09 maio 2013, 15:52

Bem, diria que com exceção de "A resultante entre peso e tração na primeira possui mesma orientação que o peso; na segunda, a resultante entre peso e tração tem a mesma orientação da tração." entendi sim Smile
duarthiago
duarthiago
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 29/12/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Esclarecimento - Segunda Lei de Newton Empty Re: Esclarecimento - Segunda Lei de Newton

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos