PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida quanto à vírgula vicária

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida quanto à vírgula vicária Empty Dúvida quanto à vírgula vicária

Mensagem por jojo 4/10/2012, 11:27 pm

Pessoal,

Estudo há um tempo e acredito que, também, escreva bem; no entanto, ontem, conheci a vírgula vicária. Ela deve ser usada quando empregamos uma Zeugma, porém achei esse processo muito estranho..alguém me confirma se meu pensamento está certo?

"...massas de ar nascidas em continentes são secas com exceção das sobre florestas..."

Eu sempre escrevi dessa forma, mas o correto é colocar um vírgula após o "das"?
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida quanto à vírgula vicária Empty Re: Dúvida quanto à vírgula vicária

Mensagem por waypoint 10/10/2012, 1:23 am

Cara,dei uma pesquisada e achei isso aqui:

O termo vicário (ou vigário, como as pessoas estão mais acostumadas, principalmente as que são católicas praticantes) significa substituição/substituto. Diz-se, por exemplo, que o sacrifício de Cristo foi vicário porque ele substituiu o homem na cruz, que realmente deveria morrer pelos pecados cometidos.
Então, uma vírgula vicária é aquela que substitui o verbo na oração. (= ZEUGMA)
Exemplo: João estuda muito; mas seu irmão, quase nada.
A vírgula substituiu, na segunda oração, a forma verbal estuda: João estuda muito; mas seu irmão estuda quase nada.
;;;;;;;;;;;
Figura de Sintaxe: Elipse - Zeugma
ZEUGMA
Trata-se de um caso especial de elipse, quando o termo omitido já tiver sido expresso anteriormente.
Observe:
Você chuta para mim e eu para você .
( = ... e eu chuto para você.)
No exemplo, o verbo omitido deve, se expresso, concordar com o sujeito eu. Era "chuta", na 3º pessoa do singular; passa a ser “chuto” , na ª pessoa do singular. Em geral, os zeugmas são uma elipse e um termo que é uma forma flexionada de um termo que já apareceu.
waypoint
waypoint
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 624
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 36
Localização : João Pessoa-Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos