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Dúvida, sobre DDP

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Mensagem por Bvianna Ter 14 Ago 2012, 11:14

Galera, surgiu uma dúvida em uma questão, eu acertei, mas gostaria de saber uma coisa. Vou colocar uma parte da questão para que vocês compreendam melhor:

Um farol usa uma lâmpada de 55W que opera com 36V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas após um mau funcionamento, o motorista passou a conecta-los em paralelo, usando apenas um fúsivel.
O menor valor de fusível adequado para a proteção desse novo circuito é:

Então eu achei a resposta: 3,04A, porém gostaria de saber:

Ligando dessa forma a Pot aumenta de 55W para 110W, a corrente dobra também e a DDP? Ela permanece a mesma, se sim por quê?

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Mensagem por rihan Ter 14 Ago 2012, 13:18

A bateria continua sendo a mesma, né ?

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Mensagem por Bvianna Ter 14 Ago 2012, 13:26

Sim

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Mensagem por rihan Ter 14 Ago 2012, 13:46

Eentão, qual a sua dúvida ?

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Mensagem por Bvianna Ter 14 Ago 2012, 13:48

Então, no caso ali, como ficou tudo em um condutor, a DDP dobra também ou permanece igual? Se permanece igual, poderia me explicar? Pois a corrente eletrica dobra e o consumo também

@Edit: A corrente não dobra como há bifurcação ela se divide entre elas ficando Corrente total = Corrente 1 + Corrente 2. Quando o motorista une tudo em um condutor a corrente não mais se divide, correto?

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Mensagem por dlemos Ter 14 Ago 2012, 20:28

antes de estarem em paralelo, eram dois faróis separados, certo? logo, duas resistências separadas, cada uma percorrida por uma corrente e com uma ddp!sendo assim, a potência antes é igual a ddp vezes a corrente...porem, depois, com as duas resistências em paralelo, a potência e a corrente devem dobrar, como você disse, logo para satisfazer isso o dobro da potencia de antes é igual ao dobro da corrente de antes vezes a mesma ddp!!

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Mensagem por Elcioschin Ter 14 Ago 2012, 21:41

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Existe somente UMA bateria de 36 V no carro; logo não é possível "dobrar" a ddp: ela continua como antes.

Assim temos uma bateria de 36 V alimentando 2 lâmpadas em paralelo.

A corrente total a ser suportada pelo fusível é a soma das correntes de cada lâmpada:

i = 55/36 + 55/36 -----> i = 110/36 ----> i ~= 3,05 A
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Mensagem por rihan Qui 16 Ago 2012, 01:55

Uma bateria ideal mantém sempre a sua ddp.

O que vai mudar, variando-se a resistência de um circuito qualquer, é a corrente elétrica, a quantidade de cargas por segundo que percorrem o circuito. Quando o circuito for "curto", maneira de se dizer que tem resistência desprezível, a quantidade de corrente é tão grande que queima o circuito, a malha de fios. É o que você certamente conhece bem:
O "curto-circuito"[url=https://pir2.forumeiros.com/javascript:emoticonp('Dúvida, sobre DDP 400973')]Dúvida, sobre DDP 400973[/url]affraid

Pense numa bateria como sendo um conjunto "bomba d'água—caixa d'água".

A função dela é elevar a água, elevar a energia potencial gravitacional, para distribuir pelo circuito hidráulico.Dúvida, sobre DDP 3527808679

A ddp, analogamente ao exemplo, seria "g.h", isto é, fixado o "g", é como você pensasse que, analogamente, a ddp é como se fosse a altura, ou, mais precisamente, está diretamente relacionada com a altura onde se encontra a caixa d'água.

O que vai variar, a depender da resistência que impusermos ao circuito hidráulico, é a quantidade de água por tempo que chega numa torneira, por exemplo.

Essa analogia você pode fazer sempre que tiver dúvida.

Nesse nosso caso, a bomba d'água e a caixa dágua continuam as mesmas. O que você está mudando é o caminho da corrente de água, o circuito hidráulico, alterando torneiras ou reduções quiasquer.

Como o conjunto "bomba-caixa" continua "à mesma altura", a ddp, a diferença de potencial elétrico se mantém constante.

Saudações potenciais !

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