PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

2 participantes

Ir para baixo

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal Empty predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

Mensagem por VIRTUDE=RESPEITO Sex 05 Abr 2024, 15:14

Em primeiro, quero deixar claro que estudo para concurso e uso os materiais disponíveis na internet. Ás vezes os materiais não traz o assunto de forma clara deixando dúvidas.


Dúvidas sobre predicativo do objeto e predicativo do objeto na forma verbo-nominal:


Na frase “Elas tinham uma opinião peculiar.” é correto dizer que se trata de predicativo do objeto na forma verbo-nominal porque o predicativo do objeto "peculiar" modifica o objeto "opinião" e "uma opinião" modifica o verbo "tinham"?

Caso a frase fosse somente “Elas tinham uma opinião" seria apenas predicativo do objeto porque "opinião" modifica o verbo "tinham"?



Na frase "O livro deixou a leitora PENSATIVA" seria predicativo verbo-nominal porque o predicativo do objeto "pensativa" modifica o objeto "a leitora" e a "leitora" modifica o verbo "deixou"?

Caso fosse "o livro deixou a leitora" seria predicativo do objeto porque o predicativo do objeto "leitora" modifica o verbo "deixou" ?


Na frase "Achamos INSANA a sua atitude" seria predicativo verbo-nominal porque o predicativo do objeto "insana" modifica o objeto "a sus atitude" e "insana" modifica o verbo "achamos" ?


Caso fosse "achamos insana" seria predicativo do objeto porque o predicativo do objeto "insana" modifica o verbo "achamos" ?





obs: caso eu esteja errado, se for possível, dê-me exemplos.




Obrigado pela ajuda!

VIRTUDE=RESPEITO
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 31
Localização : CUIABÁ - MT

Ir para o topo Ir para baixo

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal Empty Re: predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

Mensagem por Gustavo Freitas Coelho Sex 05 Abr 2024, 20:14

Fala, meu mano! Português não é meu forte, mas pelo que vejo, você mandou bem. A grande dica é: fica ligado nos verbos de ligação, que são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Até tem uma música que sempre canto mentalmente quando aparece uma questão dessas, vou deixar o link aqui: 


Resumindo, quando aparecer um verbo de ligação, ele muda a classe gramatical do predicativo. Na sua primeira frase, eu fiz uma modificação pra ilustrar melhor. 'Ela era uma pessoa de opinião peculiar'. Nesse caso, percebe que mesmo com um verbo ('era'), ainda assim ele é um verbo de ligação, apenas foi conjugado. Então, nessa frase nós temos um verbo que é modificado pelo objeto 'pessoa' e um predicativo do sujeito ('peculiar'), portanto ele é um predicado verbo-nominal certo? Errado.
Desconsideramos o verbo, já que é um verbo de ligação. Portanto, a classificação correta para essa frase seria predicado nominal.
Deu para entender? Tem que ficar muito esperto no tempo verbal, por que em alguns verbos de ligação, dependendo do tempo verbal ele muda completamente, como é o caso do ser. Qualquer dúvida tamô ai, também estou aceitando correções para quaisquer erros  que eu possa ter cometido.
Gustavo Freitas Coelho
Gustavo Freitas Coelho
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 01/04/2024
Idade : 16
Localização : Praia Grande SP

VIRTUDE=RESPEITO gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal Empty Re: predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

Mensagem por VIRTUDE=RESPEITO Sex 05 Abr 2024, 22:28

Os casos de verbo de ligação eu penso o seguinte, corrija-me caso eu esteja errado:


Toda vez que a frase indicar um ESTADO e uma AÇÃO será verbo-nominal (verbo + predicativo do sujeito), isso geralmente ocorre porque o verbo é intransitivo.


EX: Pedro chegou tarde.

Verbo que indica ação : chegar

Estado: tarde


O macete que eu uso é perceber que implicitamente tem o verbo de ligação estar na frase, por exemplo, reescrevendo fica "Pedro chegou estava tarde.", Para não confundir com o outro caso semelhante exemplo "Pedro gritou alto", perceba que também é possível identificar um ESTADO (alto) e uma AÇÃO (gritou), mas não é possível verificar que implicitamente há um verbo de ligação entre o ESTADO e a AÇÃO identificadas, logo "alto" modifica o verbo "gritar", sendo portanto predicativo verbal.

Já a frase "Pedro é alto", trata-se de predicativo nominal porque o predicativo do sujeito "alto" modifica o sujeito "Pedro" e temos o verbo de ligação "é".


Também há os casos de predicativo do sujeito na forma verbo-nominal:


EX: João lia o documento ansioso.

Nesse caso o predicativo do sujeito é "ansioso" modifica o sujeito "João", pois João é que quem está ansioso e "documento" modifica o verbo "lia", pois o documento que é lido. Perceba que também é possível identificar o verbo "estar" implicitamente, reescrevendo " João lia o documento estava ansioso."


Da mesma forma aplica-se a mesma ideia no exemplo: Assistimos a tudo ESTUPEFATOS. 




Obs: é o que penso para tentar resolver a questão. caso eu esteja errado, por favor, serei grato que me explique o meu erro, pois estou sempre aprendendo.



valeu, obrigado!

VIRTUDE=RESPEITO
Padawan
Padawan

Mensagens : 75
Data de inscrição : 18/06/2013
Idade : 31
Localização : CUIABÁ - MT

Ir para o topo Ir para baixo

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal Empty Re: predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

Mensagem por Gustavo Freitas Coelho Sáb 06 Abr 2024, 11:59

Concordo com tudo que você disse, achei uma maneira bem inteligente de chegar no resultado e eu não consigo pensar em uma frase em que seu método não dê certo.
Nuca tinha aprendido desse jeito kkkk
Enfm mano, aquele abraço e boa sorte no concurso
Gustavo Freitas Coelho
Gustavo Freitas Coelho
Iniciante

Mensagens : 26
Data de inscrição : 01/04/2024
Idade : 16
Localização : Praia Grande SP

VIRTUDE=RESPEITO gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal Empty Re: predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos