PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Normal na base de uma rampa e no inicio de um loop

Ir para baixo

Normal na base de uma rampa e no inicio de um loop Empty Normal na base de uma rampa e no inicio de um loop

Mensagem por argean Ter Mar 26 2024, 18:26

Bom dia a todos.  Me inscrevi recentemente no canal. Este é meu primeiro post.

Fiz alguns exercícios hj e surgiu uma dúvida sobre o módulo da normal em duas situações:

Situação 1) Um móvel que venha em uma reta, com V constante, e inicia uma subida numa curva em loop.

No instante anterior à subida, a Normal é igual ao Peso (N=P)?

Minha conclusão é que sim, pois se sua trajetória inicial é uma reta num plano e, antes de iniciar o loop, ele não está sobre a ação da aceleração centrípeta, então, N=P. Certo?

Situação 2) Um móvel está descendo uma rampa de altura h em cuja base se inicia um loop. 


No instante anterior (ainda não iniciou o movimento circular) à subida, o módulo da Normal é igual a Força centrípeta + P (N=Fc + P)?

Pelos exercícios que fiz, parece que sim. Obtive a Normal de forma intuitiva a partir das Energias mecânicas (no alto e na base), isolando V^2 e usando este dado para obter N= Fc-P no instante anterior ao loop.

Aqui surgiu a dúvida:

Neste caso, porque obter a Normal pelo uso de Força centrípeta? 
Se o móvel ainda não está iniciando a subida (assim como no primeiro caso), porque usar da força centrípeta aqui? Antes do MC iniciar, ele não está sob ação da aceleração centrípeta. Ele vem de uma rampa e não de uma curva.

Entendo que a Normal nesse caso é diferente de P, pois ele tem uma altura inicial e existe a ação da força g.

Ou será que acertei por um acaso e o correto seria usar outro caminho??


Alguém consegue me esclarecer estas duas situações?

Valeu!!

argean
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/02/2024
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos