PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão Vunesp -ajuda para montar a contar

2 participantes

Ir para baixo

Questão Vunesp -ajuda para montar a contar Empty Questão Vunesp -ajuda para montar a contar

Mensagem por Sadao Ter 11 Abr 2023, 17:09

(VUNESP – 2020) 

O Google anunciou que [...] seu processador 54-qubit chamado Symacore conseguiu realizar em 200 segundos um cálculo que o supercomputador mais poderoso do mundo demoraria 10 mil anos. [...] A IBM [...] contestou o marco [...] “uma simulação ideal da mesma tarefa pode ser realizada em um sistema clássico em 2,5 dias e com uma fidelidade muito maior”, contrariando os 10 mil anos citados pelo Google.

Se o computador do Google e o computador clássico da IBM pudessem trabalhar em conjunto realizando o cálculo descrito no texto, a melhor aproximação para o tempo que eles demorariam para concluí-lo é 

a) 199,8 s.
b) 198,0 s.
c) 180,0 s.
d) 100,0 s.
e) 11,8 s

Eu não consigo ver como eu posso relacionar a velocidade dos dois computadores trabalhando JUNTOS numa mesma conta. Como eu não sei como a velocidade de um computador reduz o tempo de processamento do outro, não sei como relacionar essas variáveis

Sadao
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Vunesp -ajuda para montar a contar Empty Re: Questão Vunesp -ajuda para montar a contar

Mensagem por Elcioschin Ter 11 Abr 2023, 17:53

tG = 200 s

tS = 10 000 anos = 10 000.365.24.3600 s

tI = 2,5 dias = 2,5.24.3600 s

1/t = 1/tG + 1/tI 

Veja: https://pir2.forumeiros.com/t118203-formula-importante
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71813
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Vunesp -ajuda para montar a contar Empty Re: Questão Vunesp -ajuda para montar a contar

Mensagem por Sadao Qua 12 Abr 2023, 10:36

Eu não entendi o resultado da questão. Sendo t=0,00500462 s, não me ficou claro se esse valor é a redução no tempo que os dois computadores juntos teriam quando comparados com o tempo gasto pelo computador da Google quando este faz os cálculos sozinho ou se essa fração de segundo é o número absoluto do tempo que ambos os computadores demorariam para concluir o cálculo juntos. Em nenhum desses dois casos o valor q eu obtive condiz com os que constam no gabarito. Mesmo se eu subtrair esse valor de 200s (apesar de eu desconhecer o motivo lógico do porquê fazer isso nessa conta) obteria 199,994s, que também não consta no gabarito como resposta.

Obrigado pela atenção até então

Sadao
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 22/02/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Questão Vunesp -ajuda para montar a contar Empty Re: Questão Vunesp -ajuda para montar a contar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos