PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ChatGPT IA e sua colaboração com a educação.

3 participantes

Ir para baixo

ChatGPT IA e sua colaboração com a educação. Empty ChatGPT IA e sua colaboração com a educação.

Mensagem por RenatoLenon Sex 16 Dez 2022, 16:34

Olá, amigos do fórum.

Há pouquíssimo tempo descobri uma inteligência artificial cujo nome é Assistant, que se baseia em um modelo de linguagem chamado ChatGPT. Esta IA acabou se popularizando no exterior, e chegou ao Brasil.

Ela é fantástica. Capaz de criar diálogos bem elaborados com o usuário, fundamenta-se em milhares de artigos, textos e outros materiais que a treinaram. Assim sendo, consegue entender com perfeição construções frasais complexas, perguntas essencialmente, e responde com muitíssima precisão o que lhe foi perguntado, além de conseguir basear-se nos diálogos anteriores do Chat para formular suas respostas.

Segue aqui um exemplo simples, mas que, quando olhado na ótica do aprendizado e comparado com outros assistentes virtuais atuais, espanta até mesmo alguém que não entende muito sobre o assunto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Posteriormente, pedi para que criasse uma música que explicasse a Teoria do Octeto. Curiosamente, além de criá-la, inseriu um verso relacionado à minha pergunta anterior, mesmo sem que houvesse comando expedido por mim para tal.

(Refrão)
Octeto, octeto, todo mundo sab
Que as moléculas precisam ter oito elétrons na camada de valência
Octeto, octeto, é a regra da química
Para garantir que as moléculas fiquem estabilizadas

(Verso 2)
Mas nem todas as moléculas seguem a regra do octeto
Existem algumas exceções, é verdade
Como o monóxido de carbono, que tem apenas dois elétrons
Mas ainda é estável devido à sua estrutura eletrônica peculiar


Pergunto, portanto, aos colegas:

O que pensam sobre estas novas tecnologias e o impacto que terão na educação futuramente? Estão positivos, céticos, incrédulos... Estou ansioso para ouvi-los e conhecer mais sobre suas ideias.
RenatoLenon
RenatoLenon
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/12/2022
Idade : 19

Avicena e anabea.sp gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ChatGPT IA e sua colaboração com a educação. Empty Re: ChatGPT IA e sua colaboração com a educação.

Mensagem por Avicena Qua 11 Jan 2023, 08:30

Bom dia, meu herói!

Eu penso que essa IA vai facilitar muito a vida das pessoas. Na época em que eu era adolescente, eu comecei a aprender Portugol (uma pseudolinguagem com 17/18 anos), eu pedia ajuda aos colegas daqui, e eles com maior vontade do mundo, respondiam, os que não sabiam, as postagens não tinham resposta, beleza. Fui postar em outro fórum, onde eu não vou falar o nome por questões de ética (um fórum de TI), as pessoas estavam lá, sabiam como ajudar, alguns tinham a total capacidade de me ajudar, enquanto o moderador do fórum perguntou se eu estava pedindo ajuda de exercício de escola, eu falei que não, pois eu estava estudando por conta própria, e disse que eu não estava entendendo como dar a partida pro restante do código. Aí o cara me reprimiu, e disse que o fórum não era lugar de "postar exercícios de casa" (e eu disse a verdade, tive e tenho a consciência limpa até hoje, pois não estava pedindo cola de nada).

Por um lado, o que essa IA faz, ela desmonopoliza o conhecimento, como a gente pode ver no meu relato do primeiro parágrafo. Essa IA, como o nosso grande mestre e falecido Euclides falava "O saber não deve ser exclusivo de ninguém", quer dizer, ele acaba deixando de massagear o ego de muita gente, como o ego do pessoal daquele fórum, que sabem que se me ensinassem algo que eles tinham completa capacidade de me ensinar, pensaram na hora: "vixi, mano, ele vai começar a ter o mesmo conhecimento que eu tenho, e ele posteriormente, vai me superar", então, pra esse tipo de gente automassagear o ego deles, querem o conhecimento só pra eles... O que essa IA faz é justamente divulgar conhecimento, algo que nem no Google, Yandex, Bing, DuckDuckGo, você não encontra, essa inteligência artificial tira a massagem do ego deles...

Eu tô aprendendo linguagem de programação, piano, idiomas estrangeiros (sei falar 15 um pouco antes de essa IA fazer sucesso no Brasil e ter conhecimento dela só esse ano). Basicamente essa IA te ensina tudo. Se tu quiser passar prum concurso, a IA vai lá e te ensina passo a passo um determinado exercício, se quiser escrever um artigo, ela te corrige; uma tese de TCC? Corrija também; Escrever um artigo científico durante a graduação (caso queira pegar tese de doutorado direto), também! Essa IA te ensina tudo. Eu tô corrigindo o trabalho da minha mãe com essa IA, e revisando matéria do ensino médio com ela. Aqui eu tô falando de pontos positivos... Quais seriam os pontos negativos? A pessoa criar malware, spyware, ransomware pra fazer alguma maldade com alguém. Entende? A pessoa querer plagiar a IA, copiar e colar trabalho de lá. Mas se a gente usar pro bem, isso fará pra humanidade, bem.

Tem um desenho do Disney XD, que tem um robô médio (muito tempo que não assisto desenhos, acho que nem passa mais. Se puder me ajudar a lembrar o nome, pode falar), o próprio robô examina o garoto, e ele não precisa de médico. No futuro, as pessoas, caso tenham alguma dúvida, irão perguntar pros robôs dela (inteligências artificiais físicas), tudo para eles. E você percebe que você não tira a paciência dele, mesmo perguntando tudo pra ele, onde que você vai arranjar um ser humano assim, tamanha paciência e uma enciclopédia ambulante (eu, por exemplo, eu sou meio que uma) Leio mais de 15 livros por ano, sei falar 15 idiomas, reviso matérias do ensino médio quanto tô desatualizado (a cada 3 anos), estudo linguagens de programação. Quantos seres humanos você vai encontrar, que tem paciência pra te explicar algo, e uma enciclopédia ambulante? Poucos, não acha?
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

larissa201201 e junioor gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ChatGPT IA e sua colaboração com a educação. Empty Re: ChatGPT IA e sua colaboração com a educação.

Mensagem por gevneckta Sex 24 Mar 2023, 04:21

ChatGPT pode apoiar na elaboração de metodologias inovadoras na educação

gevneckta
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/03/2023

Ir para o topo Ir para baixo

ChatGPT IA e sua colaboração com a educação. Empty Re: ChatGPT IA e sua colaboração com a educação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos