PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[CN - Inequação]

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido [CN - Inequação]

Mensagem por castelo_hsi Dom 13 Fev 2022, 02:10

Considere a inequação abaixo:

[CN - Inequação] Gif

Seu conjunto solução mais amplo é:

a) [3;7)
b) [3;4) U [5;7)
c) (3;4) U (5;7)
d) [3;4] U [5;7]


gabarito:


Última edição por castelo_hsi em Dom 13 Fev 2022, 13:40, editado 2 vez(es)

castelo_hsi
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 625
Data de inscrição : 27/06/2021
Localização : São Paulo - SP

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [CN - Inequação]

Mensagem por qedpetrich Dom 13 Fev 2022, 02:39

Cara acho que a maneira mais inteligente na hora da prova seria substituir os valores apresentados nas alternativas. Fazer com o 3, o 4, o 5 e o 7, e analisar a sentença matemática. É fato que a solução se encontra entre 3 e 4, entretanto, não fica evidente que a solução se encontra entre 5 e 7, para descobrir basta tomar por exemplo o 6.

Resolver a inequação na minha opinião gera muito trabalho algébrico (não tentei desenvolver). Apenas uma opinião minha, aliás castelo, você está se preparando para o CN? Vejo que você posta questões frequentes sobre o CN.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [CN - Inequação]

Mensagem por castelo_hsi Dom 13 Fev 2022, 03:01

Realmente, Petrich. Amanhã eu vou tentar usar parte da teoria de Bolzano para analisar os valores da inequação, como se os termos fossem "funções". Vou ver no que dá kkkkk.

Estou estudando pra EPCAR porque o Colégio Naval mudou a idade para a matrícula então não posso mais fazer a prova porque no ano da matrícula a minha idade ultrapassará o limite. Mas continuo pegando a matemática do Naval pra dar uma aprofundada e fazer a prova da EPCAR.

castelo_hsi
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 625
Data de inscrição : 27/06/2021
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [CN - Inequação]

Mensagem por joaoZacharias Dom 13 Fev 2022, 11:26

Vou deixar o desenvolvimento da resolução dessa inequação, mas o raciocínio do qedpetrich é o melhor para realizar uma prova de alternativas.

[latex]\sqrt{\frac{\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x}}{\sqrt{2x}- \sqrt{x+4}}} \in \mathbb{R} \implies x \ge 3 \text{ e } x \le 7[/latex]

[latex](x \ge 3 \implies (x-3) \ge 0) \text{ e } (x \le 7 \implies (x - 7) \le 0) \implies x \neq 7, \text{ }\frac{x - 3}{ x-7} \le 0[/latex]

Note que para qualquer y, [latex]y \ge 0[/latex], tem-se que [latex]\sqrt{y} \ge 0 [/latex]

[latex] \sqrt{\frac{\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x}}{\sqrt{2x}- \sqrt{x+4}}} \in \mathbb{R}, \text{ }x \neq 7 \implies \sqrt{\frac{\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x}}{\sqrt{2x}- \sqrt{x+4}}} \ge 0 \ge \frac{x-3}{x-7}[/latex]

Portanto, o conjunto solução buscado é formado pelos valores de x para os quais expressão [latex]\sqrt{\frac{\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x}}{\sqrt{2x}- \sqrt{x+4}}}[/latex] está definida em [latex]\mathbb{R}[/latex], ou seja, nenhuma raíz pode ter valores negativos dentro com x ≠ 7.

Pelas raízes internas:

[latex]x \ge 3, \text{ } x < 7, \text{ } x \ge 0, \text{ } x \ge -4 \implies 3 \le x <7[/latex]

Pela raíz externa:

[latex]\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x} \ge 0,\sqrt{2x}- \sqrt{x+4} >0 \implies

3\le x < 7, \text{ } x \ge 5, \text{ } x \ge 4 \implies 5 \le x < 7[/latex]




[latex]\sqrt{x-3} - \sqrt{7-x} \le 0, \text{ }\sqrt{2x}- \sqrt{x+4} < 0 \implies

3\le x < 7, \text{ }x \le 5, \text{ } x < 4 \implies 3 \le x < 4[/latex]

Discordo da alternativa (b), porque devido ao termo racional no lado direito da inequação o valor de x não pode ser 7.

Bons estudos Smile

joaoZacharias
joaoZacharias
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 18/03/2020
Localização : Campinas - SP, BR

castelo_hsi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [CN - Inequação]

Mensagem por castelo_hsi Dom 13 Fev 2022, 13:40

Muitíssimo obrigado, joaoZacharias. Ajudou demaisss, valeuu!  Very Happy

castelo_hsi
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 625
Data de inscrição : 27/06/2021
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: [CN - Inequação]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos