PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

retículo endoplasmático

3 participantes

Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty retículo endoplasmático

Mensagem por Gemma Galgani Dom 12 Set 2021, 00:37

olá gente, o retículo endoplasmático produz arboidratos???

fiquei em dúvida nesta questão
gab c

QUESTÃO 133

 Células caliciformes são células epiteliais altamente especializadas, presentes nas mucosas do corpo. Essas células são frequentemente identificadas em biópsias ou esfregaços citológicos usando um corante químico chamado de coloração periódica com ácido Schiff (PAS), que interage com mucopolissacarídeos. GARCÍA-POSADAS, L. et al. Conjunctival Goblet Cell Function: Effect of Contact Lens Wear and Cytokines – Eye Contact Lens (Adaptação). 

O corante utilizado nas técnicas mencionadas permite a visualização dessas células porque interage especificamente com 

A. lipídios sintetizados no retículo endoplasmático liso e modificados enzimaticamente nos lisossomos. 
B. carboidratos sintetizados no retículo endoplasmático e ligados a proteínas formadas em ribossomos livres. 
C. proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e conjugadas a carboidratos no complexo de Golgi. 
D. gorduras sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e enviadas às vesículas citoplasmáticas de secreção.
 E. açúcares sintetizados no complexo de Golgi e combinados aos lipídios secretados pelo retículo endoplasmático liso.


Última edição por Gemma Galgani em Seg 13 Set 2021, 13:44, editado 1 vez(es)
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Reverse. Dom 12 Set 2021, 13:58

Eu sei que ocorre a glicosilação N no retículo por oligossacarídeos, mas acho estranho dizer que ele as produz. Por eliminação chegamos na C.

A, D e E são absurdas ou fora de contexto.

B diz sobre proteínas produzidas no retículo, sendo uma inverdade.

Sobrou a C.


Última edição por Reverse. em Seg 13 Set 2021, 13:53, editado 2 vez(es)
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Gemma Galgani Seg 13 Set 2021, 13:42

Reverse. escreveu:
Eu sei que ocorre a glicosilação N no retículo por oligossacarídeos, mas acho estranho dizer que ele as produz. Talvez ele realize gliconeogênese e produza mucopolissacarídeos, mas por eliminação chegamos na B.

A, D e E são absurdas ou fora de contexto.

C diz sobre proteínas glicosiladas pelo complexo golgiense, mas se essas proteínas passarem pelo complexo, possivelmente vão para fora da célula e fica difícil para localizar uma célula se a molécula glicoproteica que o corante vai interagir nem está dentro dela.

Sobrou a B.
  oláa, oq seriam esses processos glicosilação N  e gliconeogênese
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Gemma Galgani Seg 13 Set 2021, 13:45

Reverse. escreveu:
Eu sei que ocorre a glicosilação N no retículo por oligossacarídeos, mas acho estranho dizer que ele as produz. Talvez ele realize gliconeogênese e produza mucopolissacarídeos, mas por eliminação chegamos na B.

A, D e E são absurdas ou fora de contexto.

C diz sobre proteínas glicosiladas pelo complexo golgiense, mas se essas proteínas passarem pelo complexo, possivelmente vão para fora da célula e fica difícil para localizar uma célula se a molécula glicoproteica que o corante vai interagir nem está dentro dela.

Sobrou a B.
 perdoe- me o gab é C
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Reverse. Seg 13 Set 2021, 13:50

Gemma Galgani escreveu: perdoe- me o gab é C

Agora sim tem mais sentido, perdoe-me pelo erro de afirmar que os compostos do complexo de Golgi vão para fora, me confundi nessa parte ( havia esquecido do glicocálice kkk ).

Glicosilação N é o processo de junção de carboidratos nas proteínas, que começa no retículo endoplasmático e termina no complexo de Golgi.

Gliconeogênese é a produção de carboidratos com compostos que não são carboidratos, como lipídeos ou proteínas.

Mil perdões pela confusão que fiz.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Gemma Galgani Ter 14 Set 2021, 17:37

Reverse. escreveu:
Gemma Galgani escreveu: perdoe- me o gab é C

Agora sim tem mais sentido, perdoe-me pelo erro de afirmar que os compostos do complexo de Golgi vão para fora, me confundi nessa parte ( havia esquecido do glicocálice kkk ).

Glicosilação N é o processo de junção de carboidratos nas proteínas, que começa no retículo endoplasmático e termina no complexo de Golgi.

Gliconeogênese é a produção de carboidratos com compostos que não são carboidratos, como lipídeos ou proteínas.

Mil perdões pela confusão que fiz.
aaaaaa

tendi!! esse mucopolissacrideo no caso seria uma glicoproteina certo???
Gemma Galgani
Gemma Galgani
Jedi
Jedi

Mensagens : 464
Data de inscrição : 30/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por gusborgs Ter 14 Set 2021, 17:51

Acho que é mais simples.
B, D e E é absurdo
A) Não tem transformação enzimática alguma de lipídeos nos lisossomos, eles só digerem substâncias extracelulares e tem papel na apoptose celular.
B) Células humanas não produzem CHOs
C) Correta

Na minha opinião, quem elaborou a questão quer saber se você sabe o que cada organela produz / sua função.
Nem saber o que é um mucopolissacarídeo você precisa para responder a questão. 


Sim, é uma glicoproteina (proteina + CHO)
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Gemma Galgani gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Reverse. Ter 14 Set 2021, 17:55

gusborgs escreveu:Acho que é mais simples.
B, D e E é absurdo
A) Não tem transformação enzimática alguma de lipídeos nos lisossomos, eles só digerem substâncias extracelulares e tem papel na apoptose celular.
B) Células humanas não produzem CHOs
C) Correta

Na minha opinião, quem elaborou a questão quer saber se você sabe o que cada organela produz / sua função.
Nem saber o que é um mucopolissacarídeo você precisa para responder a questão. 


Sim, é uma glicoproteina (proteina + CHO)

Eu abordei os mucopolissacarídeos em outra explicação que já editei, foi apenas para contextualizar.

Mucopolissacarídeos não são glicoproteínas, caro colega.
Reverse.
Reverse.
Jedi
Jedi

Mensagens : 341
Data de inscrição : 05/06/2021

Ir para o topo Ir para baixo

retículo endoplasmático Empty Re: retículo endoplasmático

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos