PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gás Ideal

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Gás Ideal

Mensagem por Anna Georgia Qui 29 Jul 2021, 18:03

(UEFS-2011)Referindo-se ao estado final de um gás ideal que foi expandido adiabaticamente, é correto afirmar:

A) A temperatura do gás aumenta.
B) A temperatura do gás diminui.
C) A energia interna do gás aumenta.
D) A energia interna do gás se mantém constante. 
E) A variação de energia interna do gás é igual à quantidade de calor trocado com o meio exterior.

GAB: B

OBS: Para mim, deu letra D, pois como o gás está expandindo o V>0 e como o processo é adiabático a T=0, consequentemente a Gás Ideal GifU=0.


Última edição por Anna Georgia em Qui 29 Jul 2021, 19:08, editado 1 vez(es)
Anna Georgia
Anna Georgia
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 11/07/2019
Idade : 25
Localização : São Gonçalo, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Gás Ideal

Mensagem por qedpetrich Qui 29 Jul 2021, 18:22

Olá Anna!

Em transformações adiabáticas, não se tem troca de calor com os meios, não que a temperatura do sistema seja nula. A letra B é coerente, em uma expansão adiabática as moléculas se distanciam, logo a pressão do gás e a temperatura também diminuem.

''OBS: Para mim, deu letra D, pois como o gás está expandindo o V>0 e como o processo é adiabático a T=0, consequentemente a Gás Ideal GifU=0.''

I - Todo volume é positivo, sua relação está correta, mas acho que o que você quis dizer é que o Volume final > Volume inicial.
II - Como a transformação ocorre de maneira quase que instantânea, o calor não é trocado com o meio, logo, Q = 0. Usando o princípio da primeira lei da termodinâmica: Q = W + ∆U => ∆U = -W, toda a energia interna é convertida em trabalho, o sinal negativo condiz pois como não há uma fonte de calor, para o gás se expandir o gás precisa realizar trabalho no meio.

Espero ter ajudado.
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

murillous gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos