PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Interpretação

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Interpretação

Mensagem por fernandalnh Sáb 15 maio 2021, 06:25

(ENEM) A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída:

a) apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência.
b) descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas.
c) indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada.
d) enumera fatos sucessivos em uma relação temporal.
e)mostra oposição e acrescenta ideias.

Gabarito:

  Bom dia! A minha dúvida é o porquê da C estar errada. Para mim, ela é uma argumentação à extrapolação da gentileza e também uma finalidade para a prática dela.


Última edição por fernandalnh em Ter 18 maio 2021, 20:39, editado 2 vez(es)
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 21
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Thiago Ber Sáb 15 maio 2021, 09:46

Bom dia, Fernanda!! Realmente, esta questão deixa uma boa dúvida entre a letra C e E. No meu ponto de vista, acredito que a letra C não se encaixa tanto na pergunta do enunciado pelo fato de que, se você parar para pensar, não existe uma descrição (ao menos concreta) sobre as condições para a ocorrência de atitudes de educação. Se você perceber bem, em momento algum o texto fala sobre uma descrição explícita quanto a atitudes educadas, mas somente sobre a dificuldade de encontrar a educação em nossa realidade.
Já na alternativa E, repare que é possível perceber que existe uma enumeração de fatos no seguinte trecho do enunciado: ''ela é difícil de ser encontrada, generosas e desprendida, (...)''. Nesse momento, poderíamos até dizer que existe uma gradação crescente (enumeração das ideias) nessa frase, pois primeiro é necessário encontrar a educação, para após isso elevá-la a um nível ainda maior (generosas) e por fim, desprendê-la  (desprender neste contexto possui um significado de propagar, passar ao próximo). Logo, podemos perceber que essa alternativa se encaixa melhor à pergunta do enunciado. 
Qualquer coisa, é só perguntar novamente!
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

fernandalnh gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por fernandalnh Sáb 15 maio 2021, 16:16

Oi, Thiago!

  Pra mim, tudo o que você escreveu faz sentido, mas eu ainda estou encasquetada com a C haha, porque é verdade que o texto nem menciona direito um quadro das atitudes educadas, como você disse. Mas não concorda que "(...) que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade." não é uma motivação para a gentileza ser desprendida (no sentido de propagar que você explicou)?

  Por exemplo: eu pratico a gentileza e extrapolo a educação porque (ou seja, finalidade) eu estou interessada no bem da sociedade.

  Espero que você discorde, senão seremos dois em dúvida!

obs: não sei porque o texto dessa questão está incompleta na internet, mas acabei de editar conforme o ENEM que eu imprimi. Inclusive, agora a letra E fica bem evidente em ser a certa e a sua explicação é ratificada!
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 21
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Thiago Ber Ter 18 maio 2021, 14:05

Oi Fernanda! Olha, realmente fica subentendido o gabarito como C ao análisar a frase que você destacou em ''(...) que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade'', mas veja que a letra E se encaixa melhor como gabarito, pois o enunciado faz uma pergunta a você em relação à argumentação do texto, ou seja: a análise de todas as ideias presentes nessa passagem textual. Apesar de a letra C estar relativamente correta, ela praticamente se encaixa somente no período que você digitou. Tente pegar, por exemplo, essa indicação de finalidade dada pela alternativa C e olhe para o primeiro período do texto:'' A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação''. Aqui, por exemplo, você conseguiria perceber a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada? Muito provavelmente não. 

Já na alternativa E, conforme você editou, perceba que existe uma oposição e, principalmente, um acréscimo de ideias!!

Eu particularmente acho que as questões de interpretação do ENEM bastante trabalhosas, pois muitas vezes a pergunta feita pelo enunciado não deixa muito claro o que deve ser procurado e/ou respondido. De qualquer forma, continue praticando bastante!!
Thiago Ber
Thiago Ber
Padawan
Padawan

Mensagens : 63
Data de inscrição : 09/11/2020
Idade : 22
Localização : Rio Grande do Sul

fernandalnh gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por fernandalnh Ter 18 maio 2021, 20:38

Valeu, Thiago! Ajudou que só!!
fernandalnh
fernandalnh
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 132
Data de inscrição : 02/02/2021
Idade : 21
Localização : Macapá, AP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Interpretação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos