PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2021 como estudar?

4 participantes

Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por magalhaes194 Qui 08 Abr 2021, 11:16

Como estudar para Enem depois de ter feito 2 anos de prova e todo o contéudo das apostilas poliedro?
É melhor fazer mais questões de vestibulares do que estudar teoria?,revisar os assuntos que eu não lembro ou reestudar toda teoria?,agora com livros específicos?
Eu tirei notas boas nas outras áreas, mas o que fez minha nota reduzir foi matemática, eu não soube controlar o tempo das questões, acabava me perdendo nas questões difíceis e esquecendo as fáceis!,e não sobia revisar de maneira eficaz.
Da uma tristeza estudar o ano todo sozinho e não colher os resultados de primeira, mas a cada ano que passa eu estou corrigindo meus erros!
Quem puder me ajudar eu agradeço!
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por lkrink Qui 08 Abr 2021, 15:29

Usa o "Estuda.com" e faz o máximo de exercícios o possível.

Quando vc encontrar um exercício que não sabe, daí sim dá uma revisada na teoria.

Estudar por exercício é infinitamente mais eficiente do que estudar por vídeo-aula ou resumo.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

magalhaes194 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 19 Abr 2021, 13:12

Na boa? Sinceridade?
Existem dois jeitos de passar no ENEM. O primeiro é indo bem em tudo e o segundo é indo bem no que é importante. Se você está tentando há anos,já fez a apostila de capa à capa e mesmo assim não conseguiu,é melhor você partir pra segunda opção.
Esquece o que seus colegas e o que muitos canais no Youtube que falam para focar em todas as matérias . O ENEM já começa errado porque Linguagens é uma matéria que todo mundo vai mal,a não ser quem quer Letras ou é professor da área. Linguagens é uma área do conhecimento onde a TRI é péssima,e meia dúzia de gatos pingados conseguem tirar mais de 700 na prova. O máximo que vi foi 721 pontos. Mesmo assim (indo bem nisso),é um desastre. Derruba sua nota de corte.
Humanas é uma matéria que as pessoas tiram 800 e alto no máximo. Ainda é pouco para cursos muito concorridos. De qualquer forma,o primeiro dia do ENEM é uma bagunça,porque são 90 textos+ Redação. Muita gente perde tempo,não faz a prova toda,deixa muita coisa em branco e chuta. O pior de tudo é que as pessoas vão pra prova com uma arrogância que reprova no final: Acham que a prova só vai ter geopolítica e críticas sociais. O ENEM sabe disso:ano passado,boa parte da prova de Geografia tinha Geografia Física e Geologia,as duas partes da Geografia mais ignoradas no Ensino Fundamental e Médio. No ENEM 2019,os alunos ficaram chateados porque não apareceu questão de Vargas.
Em Humanas,História e Sociologia são consideradas mais fáceis. A segunda é só interpretar texto. Geografia a mais difícil e Filosofia a segunda mais difícil,porque muita gente não tem isso na escola. De qualquer forma,você não precisa acertar todas as áreas para conseguir 700 pontos. Humanas é uma matéria que dá para você ir bem fazendo as provas anteriores do ENEM,apesar da prova ter mudado em 2019, para questões mais interpretativas. Por outro lado,tem questões que você não acertaria nunca,como ano passado,a questão do rifterismo,no Chifre da África. Aquela questão,só quem tá fazendo Geografia ou Geologia no final da faculdade conseguiria acertar. Nem as melhores escolas do país ensinam aquilo no Ensino Médio.
Redação é um desastre A culpa é dos próprios alunos: não querem ter trabalho, não querem batalhar por nota boa: Usam e abusam de vídeos que viram na internet,cópias de Redações nota mil,ficam decorando citações de filósofos,ficam achando que "é só usar a frase do Nelson Mandela A educação é a melhor arma para mudar o mundo" ou que é só falar na Redação,que o problema do mundo é a falta de educação,mesmo se isso não ter nada a ver com o tema.
Resultado? Recordes de notas zero. Cada vez menos notas mil Voltando ao que eu falei de atalho,sua aprovação começa aqui. Lute para tirar mais de 900 na Redação do ENEM . Eu mesmo fiz isso. Eu achei que iria me ferrar,porque eu passei o ano inteiro de 2017 tirando 700 nas redações que treinei. Faltando dois dias para a prova,eu fiquei deseperado. Chegou na Redação,tirei 920. Chegou na Redação do ENEM 2020,tirei 920 de novo. Como a maioria das pessoas são ruins na Redação pelo parágrafo acima,invista nisso.
Ciências da Natureza é a prova mais difícil do ENEM. Difícil porque são 3 matérias em que a maior parte dos alunos ou é ruim (por causa de Física e Química) ou porque não tem isso na escola (Em janeiro de 2020,eu conheci uma aluna de escola pública que nunca teve Biologia na vida. E eu doei meus livros de Biologia pra ela). Por causa disso,a TRI em Natureza é alta,mas também é confusa: Você precisa ir bem nas três matérias (são três em uma) para poder ter nota alta. Você precisa se concentrar em acertar as questões (que não envolvem Cálculo) primeiro,para subir sua nota,para depois ir para as questões (que envolvem Cálculo). Para a TRI,Biologia é a mais fácil, depois Química e Física e mais difícil. Mas ao contrário do que se pensa,se você errar todas de Física,e acertar as outras duas matérias,você não vai ficar com nota alta.
Natureza,vale muito a pena fazer as provas anteriores. Caso a sua faculdade tiver peso 1,você vai ter que caprichar aqui. Tem muita TRI,dá para ficar com 830 enquanto seus concorrentes ficam com 670. Se sua faculdade não tiver TRI,você pode não ir tão bem que dá para tirar notão. Só para você ter uma noção,a média dos alunos que fizeram o ENEM 2020 nela foi 490
Matemática,ah Matemática! Matemática é a pior matéria para os alunos brasileiros. Matemática é a matéria com mais TRI do ENEM. Matemática,um aluno em 2015 conseguiu tirar mais de 1.000 sem gabaritar. Matemática você,se tirar 40 acertos, consegue 900 pontos,o que é muita coisa. Em 2019,a maior nota em Matemática foi 966 pontos. Em 2020,a maior nota em Matemática foi 975 pontos. A prova de Matemática do ENEM é 80% conteúdos do 9 Ano do Ensino Fundamental e começinho do Ensino Médio. É possível tirar mais em Matemática do que na Redação ou o mesmo.
É aqui que entra a segunda opção que eu te disse: se você conseguir "ir bem no que é importante ir bem" (Matemática e Redação),você passa. 900 na Redação e 900 em Matemática, ninguém te passa! Se você conseguir ir bem em Natureza junto com essas duas,pode colocar no SISU Medicina na USP (868 pontos de média de aprovado com segurança),que você entra na chamada regular. O Brasil inteiro vai muito mal nessas três matérias.
O primeiro jeito é você ir bem nas 5 áreas do conhecimento,é válido. Mais eu já conheci várias pessoas que tiraram 880 na Redação,864 em Matemática,800 e pouco em Natureza e passaram em Medicina. E foram mal nas outras duas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

RenanMoraes, magalhaes194 e fernandalnh gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por magalhaes194 Seg 19 Abr 2021, 14:31

Muito obrigado pelas dicas Pedro, andei pesquisando e descobri que estudar só por questões não é uma boa idéia, para algumas matérias como matemática,física e linguagens estudar por questões é eficaz, mas só para quem tem uma base boa, mas natureza e humanas o foco principal é em repertório, pois tú consegue fazer um questão dessas matérias sem ter praticado antes.

Acho que as técnicas contam mais que o contéudo, no caso do Enem que é uma prova de velocidade.
Já cansei de deixar questão fácil de exatas por perder tempo em questões difíceis,ou seja nunca siga a ordem que o Enem te dá kkk
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 19 Abr 2021, 16:59

Tem muitas questões de Humanas e Linguagens que saem por interpretação. Meu canal (Pedrógrafo) tem algumas técnicas que te ajudam para isso.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por lkrink Seg 19 Abr 2021, 17:12

As vezes chega em um ponto em que é melhor estudar Linguagens e Humanas também, é bem mais fácil ir de 35/35 pra 40/40 nelas do que ir de 40/40 pra 45/45 em matemática/natureza, pelo menos pra quem sempre teve dificuldade em exatas.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por Pedro Celso Silva Seg 19 Abr 2021, 20:18

Faz exercícios todos os dias em Exatas que isso acaba Eu tinha dificuldade em Matemática,treinei e consegui tirar 864 pontos

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por magalhaes194 Ter 20 Abr 2021, 09:24

Pedro Celso Silva escreveu:Faz exercícios todos os dias em Exatas que isso acaba Eu tinha dificuldade em Matemática,treinei e consegui tirar 864 pontos
Sim,vou tentar ler algo com interpretação comentada e fazer questões de exatas todos os dias, meio que fragmentar as listas de exércicio aí já vai servir como revisão ativa
magalhaes194
magalhaes194
Jedi
Jedi

Mensagens : 226
Data de inscrição : 24/02/2019
Localização : Salvador/BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 09:10

Olá! Quando você for fazer a prova e enganchar nas difíceis você pula e resolve as que conseguir, depois você volta e resolve as difíceis. Tente estudar por apostilas dessas que se compra em banca e não deixe de assistir as vídeo aulas. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2021 como estudar? Empty Re: ENEM 2021 como estudar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos