PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistemas e Mudança de estado físico

3 participantes

Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Tommy Miller Qui 18 Mar 2021, 16:46

(UFPB) A manutenção do ciclo da água na natureza, representado na figura abaixo, é imprescindível para garantir a vida na Terra.

Sistemas e Mudança de estado físico 4-010

De acordo com a figura, é correto afirmar: 

a) O ciclo da água envolve fenômenos físicos e químicos. 
b) A formação de nuvens envolve liberação de calor. 
c) A precipitação resulta da condensação do vapor de água. 
d) A precipitação envolve absorção de calor. 
e) A evaporação das águas dos rios, lagos e oceanos é um fenômeno químico

Gabarito:



Na minha opinião, essa questão está muito vaga. Eu não vejo erro na alternativa B, visto que o processo de formação de nuvens se deve pela condensação de água na atmosfera (o que libera calor). Já a alternativa C, por outro lado, me parece parcialmente correta, já que a precipitação resulta do aumento de massa das gotinhas condensadas e não necessariamente só da condensação da água. Enfim, alguém pode me dar uma luz? Essa questão está mal formulada? Ou eu que estou interpretando errado?

Tommy Miller
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 03/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Re: Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Clara Chérbatskaia Qua 24 Mar 2021, 09:20

Faz todo sentido pensar que a formação de nuvens NA ATMOSFERA libera calor, já que as moléculas de água passam de um estado de maior para menor energia. No entanto, perceba que na imagem as setinhas partem do solo e das plantas, onde está escrito ''evaporação'' e ''transpiração'' e chegam nas nuvens. Por isso, você deve considerar o processo de evaporação. Nesse caso, há absorção de calor.
Clara Chérbatskaia
Clara Chérbatskaia
Padawan
Padawan

Mensagens : 77
Data de inscrição : 19/06/2020
Idade : 19
Localização : Minas Gerais

Tommy Miller gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Re: Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Tommy Miller Qua 24 Mar 2021, 16:16

Então você marcaria a alternativa D?

Tommy Miller
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 03/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Re: Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Elcioschin Qua 24 Mar 2021, 17:42

Não.
A absorção de calor ocorre na evaporação, conforme a colega Carla disse
E a alternativa D fala em precipitação
Correta c)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71837
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Tommy Miller gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Re: Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Tommy Miller Qua 24 Mar 2021, 18:15

E qual o erro da B? 


Tem até outra questão parecida que considera como verdadeiro a formação das nuvens ocorrendo com liberação de calor. É uma questão de V ou F, e a seguinte alternativa está certa:



(V) A formação das nuvens é explicada pelo processo de condensação, o qual é exotérmico, ocorrendo com liberação de energia.




Seguindo essa lógica, B estaria certa também. E além disso, na alternativa C, do jeito que é exposta, dá a entender que a água evaporada "bate" em uma certa altura da atmosfera e se se condensa, imediatamente precipitando. 

Sistemas e Mudança de estado físico 1-7-1010

Tommy Miller
Iniciante

Mensagens : 27
Data de inscrição : 03/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas e Mudança de estado físico Empty Re: Sistemas e Mudança de estado físico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos