PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MRUV.

3 participantes

Ir para baixo

MRUV. Empty MRUV.

Mensagem por Fabinho snow Qua 06 Jan 2021, 23:38

A situação em que o módulo da aceleração média será maior está descrita em:a) “Na Terra, uma pedra arremessada para cima encontra-se no ponto mais alto de sua trajetória.”
b) “Um corredor velocista realiza a prova dos 100 m rasos alcançando a partir do repouso a velocidade de 11 m/s em 5 s.”
c) “Um automóvel em movimento tem sua velocidade de 16 m/s reduzida a zero em 4 s diante de um sinal vermelho.”
d) “Um avião, ao pousar, toca a pista de aterrissagem com uma velocidade inicial de 70 m/s, levando 14 s para alcançar o repouso.”


O gabarito é a), mas minha dúvida é em relação à aceleração da pedra, na resolução da minha apostila é 10 m/s², o que eu discordo, pois não é aceleração da gravidade que atua no movimento, pelo contrário, ela atrapalha o movimento fazendo desaceleração, ou seja, quem joga a pedra deve imprimir uma aceleração maior que da gravidade para que a pedra suba até ser vencida pela gravidade e cair novamente...

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

MRUV. Empty Re: MRUV.

Mensagem por romulos1 Qua 06 Jan 2021, 23:47

Sim, fabinho, mas no ponto de maior altura, a única aceleração é a da gravidade. Ele quer que você avalie a aceleração da pedra nesse instante.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

MRUV. Empty Re: MRUV.

Mensagem por Elcioschin Qui 07 Jan 2021, 00:18

A aceleração é a da gravidade tanto na subida quanto na descida.

E sua frase "...quem joga a pedra deve imprimir uma aceleração maior que da gravidade... " está errada:


O jogador não imprime uma aceleração: ele imprime uma velocidade inicial
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71810
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

MRUV. Empty Re: MRUV.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos