PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

3 participantes

Ir para baixo

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Empty Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

Mensagem por Darth Feynman Qui 07 maio 2020, 01:41

Olá amigos, tudo bem?

Estou tentando resolver a seguinte questão:

"Um triângulo equilátero está inscrito em um círculo, ao qual está circunscrito outro triângulo equilátero. A razão entre as áreas do triângulo menor e do triângulo maior é:


a) 1/2
b) 1/4
c) 1/6
d) 1/8
e) 1/9."


Estive tentando calcular em separado cada área e acabei me enrolando no fim, quando tentei colocar lados em função de raio da circunferência.

Poderiam me auxiliar? Grato.

Darth Feynman
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 35
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Empty Re: Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

Mensagem por Rory Gilmore Qui 07 maio 2020, 02:31

Você consegue relacionar o raio R da circunferência com o lado l do triângulo inscrito sabendo que o centro O da circunferência coincide com o baricentro do triângulo (utilize a propriedade do baricentro).
Você consegue relacionar o raio R com o Lado L do triângulo circunscrito ligando O ao ponto de tangência entre esse triângulo e a circunferência.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Empty Re: Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

Mensagem por Darth Feynman Qui 07 maio 2020, 15:01

Obrigado pela dica amigo, mas não estou conseguindo. Creio que estou falhando em algum ponto do raciocínio, e vou mostrar como fiz:

- Triângulo inscrito na circunferência

Fazendo os cálculos, coloquei o lado em função do raio da circunferência, de modo que a equação para a área ficou:

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Gif

- Triângulo circunstrito

Fazendo os cálculos em função do raio da circunferência (que nesse caso, bate com o apótema do triângulo), a equação ficou:

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Gif


Como vêem, se dividir uma área pela outra, não consigo obter nenhuma das respostas do gabarito. Poderiam indicar onde errei?

Grato.

Darth Feynman
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 10/12/2012
Idade : 35
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Empty Re: Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

Mensagem por Medeiros Qui 07 maio 2020, 15:20

seu erro: no triângulo circunscrito o lado vale L = R.2√3

outro modo, usando a semelhança dos triângulos T1 e T2

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Scree687
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos Empty Re: Geometria Plana - Áreas de Triângulos Inscritos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos