PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fenômeno físico, químico ou os dois?

2 participantes

Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por be_osc Qua 30 Jan 2019, 21:32

E aí, pessoal! Bom, o meu livro de química diz que na abertura de uma garrafa de refrigerante, apenas fenômenos físicos estão envolvidos. Mas a minha dúvida é a seguinte: o H2CO3 não vira CO2+H2O? Para mim quando a garrafa estava fechada havia H2CO3 nela, e quando aberta, por conta da pressão, o H2CO3 seria decomposto e o CO2 seria liberado. Então, para mim estariam envolvidos fenômenos químicos e físicos. Obrigado, galera!
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por Leo Consoli Qua 30 Jan 2019, 22:09

O H2CO3 já vira CO2 e H20 dentro da garrafa, isso não esta relacionado com pressão e sim com a estabilidade das formas químicas.
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por be_osc Qui 31 Jan 2019, 20:38

Quando falei da pressão, referia-me ao fato de o CO2 sair quando a garrafa é aberta.


Última edição por be_osc em Ter 05 Fev 2019, 20:12, editado 1 vez(es)
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por Leo Consoli Qui 31 Jan 2019, 20:54

O CO2 sai pois com a abertura da garrafa a pressão do sistema cai, a solubilidade dos gases é diretamente proporcional a pressão, portanto também cai, assim o C02 dissolvido tende a sair da garrafa, mais não ocorre transformação química, o CO2 já estava na garrafa (as bolhas no refrigerante).
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por be_osc Ter 05 Fev 2019, 20:14

Posso parecer meio chato, mas se observarmos uma garrafa parada por muito tempo, não há bolhas. Pra mim isso ocorreria por haver H2CO3 e não CO2, que só seria formado após haver uma instabilização do sistema.
be_osc
be_osc
Jedi
Jedi

Mensagens : 315
Data de inscrição : 05/06/2017
Idade : 22
Localização : Salvador, Bahia, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por Leo Consoli Ter 05 Fev 2019, 20:28

Esse seu pensamente faz sentido sabendo que H2CO3 é solúvel em água, mais CO2 também é, e na presença de água, H2CO3 se decompõe espontaneamente.
Simplesmente, na água, é melhor para as moléculas ficarem no formato de C02 e H20 do que de H2C03
Leo Consoli
Leo Consoli
Fera
Fera

Mensagens : 383
Data de inscrição : 03/08/2017
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fenômeno físico, químico ou os dois? Empty Re: Fenômeno físico, químico ou os dois?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos