PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Permaneço no FME ou mudo para Aref?

2 participantes

Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por "João Pedro BR" Sáb 15 Dez 2018, 19:46

Olá amigos, há alguns meses comprei o primeiro volume da coleção FME do Iezzi, no entanto vi muitos comentários, inclusive no fórum, dizendo que o Aref é superior em todos os assuntos exceto em geometria. Eu desejo atingir uma média alta no ENEM para entrar num curso de alta concorrência, tenho tempo de sobra e quero montar uma excelente base em matemática. Ainda sim, o tempo de sobra que eu tenho não pretendo investir em ambas as coleções, o que me leva a poder optar por uma delas, ou alguns livros de uma, outros de outra... Queria saber a opinião de vocês, membros do fórum, devo migrar para a coleção do Aref ainda no primeiro volume? Queria também saber qual das coleções dispõe dos melhores exercícios, pois vi que no final do FME há exercícios de vestibulares e queria entender se isso é um fator superior aos livros do Aref...

Grato desde já.
Permaneço no FME ou mudo para Aref? 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 15 Dez 2018, 20:22

Aref não tem exercícios de vestibular, são muito diferentes dos exercícios que caem no ENEM. Imagino que as pessoas o usam mais para provas militares mesmo. Sinceramente, eu não tenho muita vontade de estudar pelo Aref: o livro parece ser antigo, mal diagramado, com alguns erros de português, e com exercícios que ajudam muito pouco para o modelo ENEM, mas essa é a minha opinião apenas...

O FME tem vários exercícios de vestibulares, e alguns feitos pelos autores, além de ser mais conhecido. Penso que o FME é mais recomendado para vestibulares normais, eu não trocaria, não.

Acho bom fazer, junto com esses livros, apostilas do Poliedro/COC e exercícios do Grupo Exatas/Projeto Medicina. Cursos como o do Feretto tem boas listas para treinar, bem organizadas, recomendo.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por "João Pedro BR" Sáb 15 Dez 2018, 21:28

Hayzel Sh escreveu:Aref não tem exercícios de vestibular, são muito diferentes dos exercícios que caem no ENEM. Imagino que as pessoas o usam mais para provas militares mesmo. Sinceramente, eu não tenho muita vontade de estudar pelo Aref: o livro parece ser antigo, mal diagramado, com alguns erros de português, e com exercícios que ajudam muito pouco para o modelo ENEM, mas essa é a minha opinião apenas...

O FME tem vários exercícios de vestibulares, e alguns feitos pelos autores, além de ser mais conhecido. Penso que o FME é mais recomendado para vestibulares normais, eu não trocaria, não.

Acho bom fazer, junto com esses livros, apostilas do Poliedro/COC e exercícios do Grupo Exatas/Projeto Medicina. Cursos como o do Feretto tem boas listas para treinar, bem organizadas, recomendo.
Muito obrigado pela excelente resposta. Realmente você levantou um ponto interessante: o Aref é realmente antigo e, até onde eu sei, não foi atualizado. Quanto aos exercícios fico feliz pela explicação, pois não sabia que o Aref não dispunha de exercícios similares aos do ENEM. Achas que algum FME é desnecessário para ENEM? Como o de matemática financeira... E devo aprofundar com algum outro livro algum assunto, como geometria? Ou para o nível da prova é desnecessário? 

Muitíssimo grato desde já e obrigado pela dedicada resposta.
Permaneço no FME ou mudo para Aref? 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por "João Pedro BR" Sáb 15 Dez 2018, 21:40

Hayzel Sh escreveu:Aref não tem exercícios de vestibular, são muito diferentes dos exercícios que caem no ENEM. Imagino que as pessoas o usam mais para provas militares mesmo. Sinceramente, eu não tenho muita vontade de estudar pelo Aref: o livro parece ser antigo, mal diagramado, com alguns erros de português, e com exercícios que ajudam muito pouco para o modelo ENEM, mas essa é a minha opinião apenas...

O FME tem vários exercícios de vestibulares, e alguns feitos pelos autores, além de ser mais conhecido. Penso que o FME é mais recomendado para vestibulares normais, eu não trocaria, não.

Acho bom fazer, junto com esses livros, apostilas do Poliedro/COC e exercícios do Grupo Exatas/Projeto Medicina. Cursos como o do Feretto tem boas listas para treinar, bem organizadas, recomendo.
E Hayzel, eu não faço o curso Poliedro, tem alguma forma de eu adquirir as apostilas em forma física? Não achei essa opção no site deles... E daí qual dos materiais sugeres que eu pegue? O de foco em medicina já que é feito para Enem e é o curso mais concorrido?

Obrigado novamente desde já!
Permaneço no FME ou mudo para Aref? 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por Hayzel Sh Dom 16 Dez 2018, 02:45

carbonodourado12 escreveu:Muito obrigado pela excelente resposta. Realmente você levantou um ponto interessante: o Aref é realmente antigo e, até onde eu sei, não foi atualizado. Quanto aos exercícios fico feliz pela explicação, pois não sabia que o Aref não dispunha de exercícios similares aos do ENEM. Achas que algum FME é desnecessário para ENEM? Como o de matemática financeira... E devo aprofundar com algum outro livro algum assunto, como geometria? Ou para o nível da prova é desnecessário? 

Muitíssimo grato desde já e obrigado pela dedicada resposta.
Eu imagino que os FME possam ser demais para o ENEM, já que eles são bem completos e demorados de se fazer. Talvez eles fossem mais adequados para a Fuvest, que possui uma prova de matemática de nível difícil e que discrimina muito bem os candidatos muito bons nessa matéria. Mas, ultimamente, a matemática do ENEM não pode ser subestimada, lá tem várias questões bem difíceis para o tempo disponível, de forma que eu até recomendaria, sim, os FME para o ENEM.

Não sei se o FME de matemática financeira é desnecessário, já que no ENEM tem várias questões de juros simples e compostos difíceis. Talvez o de trigonometria não seja tão útil, porque a trigonometria do ENEM é fácil demais (nem arco duplo chega a cair lá, só aplicações básicas de seno e cosseno mesmo). O de geometria vai além do que o ENEM pede também. Números complexos, matrizes e polinômios nem adianta estudar para o ENEM porque não cai (e, se cair, são questões muito fáceis). Geometria analítica cai de forma fácil também. Mas não sei se compensa deixar de estudar algum assunto, porque os conhecimentos podem ajudar em outras áreas da matemática, te deixar mais esperto, mais ágil na resolução de exercícios, então é algo a se pensar... Matemática é a matéria mais importante depois da redação.

Além disso, acho bastante importante para o ENEM ter acesso a bons exercícios atualizados para treinar, com as apostilas do Poliedro. Cursinhos online devem fazer ótimas listas de exercícios também.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por Hayzel Sh Dom 16 Dez 2018, 02:45

carbonodourado12 escreveu:E Hayzel, eu não faço o curso Poliedro, tem alguma forma de eu adquirir as apostilas em forma física? Não achei essa opção no site deles... E daí qual dos materiais sugeres que eu pegue? O de foco em medicina já que é feito para Enem e é o curso mais concorrido?

Obrigado novamente desde já!
Sobre as apostilas do Poliedro, tem como adquiri-las de forma física. Você teria que comprá-las de algum aluno do Poliedro em grupos de Facebook ou então em sites de venda mesmo, é fácil encontrar, mas geralmente eles vem riscados por quem usou. Deve ter gente até doando-as nessa época do ano. No site não tem pra vender mesmo. Parece que tem pra download as apostilas do Poliedro de 2015 se eu não me engano, mas estão desatualizadas.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Permaneço no FME ou mudo para Aref? Empty Re: Permaneço no FME ou mudo para Aref?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos