PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questao Fuvest Nordeste

2 participantes

Ir para baixo

Questao Fuvest Nordeste Empty Questao Fuvest Nordeste

Mensagem por bernardolima12 Qua 16 maio 2018, 19:07

(Fuvest) Considere a seguinte afirmação do
geógrafo Manoel Correia de Andrade, 1994,
sobre o Nordeste brasileiro.
“A população da Zona da Mata, fora dos períodos
de seca, é muito mais mal alimentada
e mais pobre do que a população do Sertão.”
Apresente dois fatos sócio-econômicos que
explicam as diferenças entre o sertanejo e
o trabalhador da Zona da Mata, expressas na
frase anterior.

Vocês poderiam me ajudar nessa questão ?
bernardolima12
bernardolima12
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 41
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Questao Fuvest Nordeste Empty Re: Questao Fuvest Nordeste

Mensagem por Unßer Qua 18 Jul 2018, 20:00

Construindo conhecimento para a questão
A citação professada pelo professor Manoel Correia de Andrade representa uma realidade presente no Nordeste Brasileiro. Primeiramente, é eficiente conhecermos a região não no seu caráter homogêneo, mas sim no, plural. Por exemplo tal região é dividida da seguinte maneira:
Questao Fuvest Nordeste 549px-Brazil_Region_Nordeste_Subregions.svg 
1)Meio Norte | 2)Sertão  | 3)Agreste  |4)Zona da Mata
Cada região possui uma característica especifica, tanto no aspecto humano(social) quanto Industrial(Econômico).
Interpretando a citação
“A população da Zona da Mata, fora dos períodos de seca, é muito mais mal alimentada e mais pobre do que a população do Sertão.” 
Isso revela um aspecto natural e econômico da Região da Zona da Mata: a dependência da produção da cana-de-açúcar um recurso fundamental para o crescimento econômico do país em ,aproximadamente, 200 anos.A diferença básica era que no período colonial, haviam escravos para suprir a necessidade de mão de obra, atualmente, cabe o boia-fria um trabalhador em período sazonal, isto é trabalha em certos momentos, quando não há trabalho, pesa o principio capitalista da falta de recurso para suprir sua família, no qual ,muitas vezes, passa mais problemas do que o sertanejo que possui outros recursos de subsistência.
Partindo para questão
Minha resposta:
     O fator industrial,isto é a maior concentração de industrias na região da Zona de Mata ofertam vagas para adentrar no mercado de trabalho, porém o trabalhador dessa região, ainda, vive um processo de Desemprego Estrutural, quando o mercado não consegue suplantar o numero absoluto da mão de obra. Enquanto que a região do Sertão, tem um maior investimento no setor primário da economia, com direcionamento para agricultura de subsistência e a pecuária caprina e bovina, isso explica que durante o período de não estiagem as condições sociais do Sertão é melhor.Ademais, o processo produtivo concentrado na Indústria de cana-de-açúcar favorece o que chamamos de Desemprego Sazonal, no qual o individuo ,somente, consegue emprego nos períodos de seca, que coincide com a colheita da cana; os indivíduos que trabalham nesse processo são chamados de boias-frias, e possuem uma renda sazonal, fora desse período -cheias- sua condição econômica tende a ser pior do que o Sertanejo.


PS: Como eu não sei a resposta, a minha intenção foi estimular o senso crítico para que você também possa opinar. Sei que ficou um pouco grande os textos, mas vale a pena ler, pois eu fiz isso baseado em meus Conhecimentos, portanto, eu mesmo escrevi, isso quer dizer,também, que se houver algum erro me corrija... 
Unßer
Unßer
Padawan
Padawan

Mensagens : 82
Data de inscrição : 09/02/2017
Idade : 25
Localização : Juazeiro,Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos