PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gametogênese

2 participantes

Ir para baixo

Gametogênese Empty Gametogênese

Mensagem por Liliana Rodrigues Sáb 07 Abr 2018, 16:19

Na gametogênese humana,
A) espermatócitos e ovócitos secundários, formados no final da primeira divisão meiótica, têm quantidade de DNA igual à de espermatogônias e ovogônias, respectivamente.
B) espermátides haploides, formadas ao final da segunda divisão meiótica, sofrem divisão mitótica no processo de amadurecimento para originar espermatozoides.
C) espermatogônias e ovogônias dividem-se por mitose e originam, respectivamente, espermatócitos e ovócitos primários, que entram em divisão meiótica, a partir da puberdade.
D) ovogônias dividem-se por mitose e originam ovócitos primários, que entram em meiose, logo após o nascimento.
E) espermatócitos e ovócitos primários originam o mesmo número de gametas, no final da segunda divisão meiótica.


Não entendi o motivo de ser a A)...
Na verdade, não achei nenhuma 100% correta.
Os citos secundários são formados após ocorrer a meiose I. Então considerando uma célula normal, com 46 cromossomos, após a meiose I ela será haploide (n), com 23 cromossomos duplicados, e depois da meiose II, finalmente terá o gameta com 23 cromossomos simples. Por outro lado, as gônias que vão originar os citos primários têm 46 cromossomos. Então como podem ter a mesma quantidade de DNA?

Essa questão é da Fuvest, e em fiz outra, também da Fuvest, bem similar:

Durante a ovulogênese da mulher, são produzidos dois corpúsculos polares. O primeiro e o segundo corpúsculos polares humanos contêm, respectivamente:


Resposta: 23 cromossomos duplicados e 23 cromossomos simples.


Primeiro corpúsculo polar: "surge" junto com o oócito I, e o segundo, com o II, logo, ambos têm a mesma quantidade cromossômica que os oócitos I e II, respectivamente.

Alguém pode me ajudar, por gentileza??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gametogênese Empty Re: Gametogênese

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 07 Abr 2018, 17:00

Em 46 cromossomos simples, há 46 moléculas de DNA, uma por cromossomo, que é o caso das espermatogônias. Nos espermatócitos secundários, há duas moléculas de DNA em cada um dos 23 cromossomos duplicados (já que em cada cromossomo duplicado há duas cromátides-irmãs, cada uma com a sua molécula de DNA). Logo, ambos têm a mesma quantidade de DNA.

Em relação à outra questão, não entendi bem a sua dúvida, mas o primeiro corpúsculo polar possui 23 cromossomos duplicados e, como eu já havia dito, 46 moléculas de DNA ao todo, ao passo que o segundo possui 23 cromossomos simples ou 23 moléculas de DNA; metade da quantidade de DNA do primeiro corpúsculo, portanto.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Gametogênese Empty Re: Gametogênese

Mensagem por Liliana Rodrigues Qua 11 Abr 2018, 10:51

Entendi meu erro
Eu tinha considerado que cada cromossomo duplicado representava uma única molécula de DNA, e não duas
Eu sempre confundi bastante essa parte da meiose
Obrigada, Hayzel!!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gametogênese Empty Re: Gametogênese

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos