PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Corpos negros

2 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Corpos negros Empty Corpos negros

Mensagem por Mathematicien Seg Out 09 2017, 13:21

Com relação aos corpos negros, pode-se afirmar que são 

a) absorvedores e emissores de energia perfeitos. 
b) absorvedores perfeitos de energia, mas maus emissores de energia. 
c) emissores perfeitos de energia, mas maus absorvedores de energia. 
d) maus absorvedores e emissores de energia. 

A parte do "absorvedores perfeitos" eu entendo. Agora, "emissores"? Como assim? Por favor, poderiam me explicar?

Obrigado

Mathematicien
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 668
Data de inscrição : 14/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Corpos negros Empty Re: Corpos negros

Mensagem por Evaldorcf Qua Out 11 2017, 12:11

Fiquei intrigado com essa questão também, então pesquisei um pouco e achei a resposta.
"É a radiação emitida por um corpo devido à sua temperatura. Todo corpo emite esse tipo de radiação para o meio que o cerca, e dele a absorve. Quando o equilíbrio térmico é atingido, as taxas de emissão e de absorção de energia são iguais.
A matéria em um estado condensado (sólido ou líquido) emite um espectro contínuo de radiação o qual praticamente independe do material do qual o corpo é composto, mas depende bastante da temperatura. A temperaturas usuais, a maioria dos corpos é visível pela luz que reflete. A temperaturas muito altas, os corpos têm luminosidade própria, ou seja, os corpos são muito quentes e bem mais de 90% da radiação emitida é invisível para nós, estando na região do infravermelho do espectro eletromagnético.
Considerando, por exemplo, o aquecimento de um atiçador de ferro no fogo, verificamos que quando este está a uma temperatura relativamente baixa, ele irradia calor, mas esta radiação não é visível. Com o aumento da temperatura a quantidade de radiação aumenta muito rapidamente, e notamos efeitos visíveis. O atiçador adquira uma cor vermelha apagada, depois uma cor vermelha brilhante, e, a temperaturas muito altas, uma cor branco-azulada intensa. Isto é, com o aumento da temperatura, o corpo emite mais radiação térmica e a freqüência na qual a radiação é mais intensa, aumenta.
De maneira mais geral, a forma detalhada do espectro da radiação térmica emitida por um corpo quente depende de algum modo da composição desse corpo. No entanto, a experiência nos mostra que há um tipo de corpo quente que emite espectros térmicos de caráter universal. Esses corpos são chamados corpos negros, isto é, corpos cujas superfícies absorvem toda a radiação térmica incidente sobre eles. O nome é apropriado porque esses corpos não refletem luz e são negros. Um exemplo de um (quase) corpo negro, seria qualquer objeto coberto com uma camada difusa de pigmento preto, tal como o negro de fuligem. Independentemente dos detalhes de sua composição, verifica-se que todos os corpos negros à mesma temperatura emitem radiação térmica com o mesmo espectro."
Fonte: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20032/Marco/radiacao.htm
Evaldorcf
Evaldorcf
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 14/07/2017
Idade : 26
Localização : São Luis, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos