PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inércia

2 participantes

Ir para baixo

Inércia  Empty Inércia

Mensagem por ivanginato23 Sex 14 Jul 2017, 15:56

Um corpo, na Terra, parado em relação a própria Terra, é um um referencial inercial? Um corpo só é não-referencial a partir do momento em que este corpo tiver um Fr diferente de outra partícula? Por exemplo: Um menino em cima de um skate que está acelerado. O menino em relacão ao skate, e vise versa, é referencial inercial?

ivanginato23
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 121
Data de inscrição : 20/03/2017
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Inércia  Empty Re: Inércia

Mensagem por Euclides Sex 14 Jul 2017, 22:39

Um referencial é dito inercial se nele for plenamente válida a primeira lei de Newton, ou lei da Inércia.

"se nenhuma força age sobre um corpo, então ele permanecerá em repouso ou movimento retilíneo e uniforme."

ou seja, num referencial inercial a existência de qualquer força deve ser explicada a partir do próprio referencial. 

Sobre o banco de um ônibus, inicialmente parado, ou em MRU, está um livro. O livro permanecerá no mesmo lugar enquanto esse estado de movimento perdurar, desde que nenhuma força, reconhecível de dentro do ônibus, atue sobre ele. É válida a lei da Inércia.

Se, em algum momento, o ônibus sofrer uma aceleração um livro escorregará sobre o banco e, de dentro do ônibus, nenhuma força poderá ser localizada.

Referenciais acelerados não são inerciais.

Movimentos circulares possuem aceleração centrípeta e assim a Terra não é, rigorosamente um referencial inercial. Para conferir essa afirmação basta lembrar da teoria geocêntrica de Ptolomeu em que os planetas aparentemente realizavam órbitas inexplicáveis.

Ordinariamente, para medições de curto prazo, como as que em geral fazemos, Um referencial na superfície da Terra será suficientemente parecido com um referencial inercial.

Uma discussão muito mais ampla sobre referenciais e forças "fictícias" pode ser encontrada nas páginas dos links abaixo

https://pir2.forumeiros.com/h45-forcas-de-coriolis

https://pir2.forumeiros.com/h68-referenciais-da-fisica-pag-1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos