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"Linguagem" Matemática

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Mensagem por brasileiro1 Qui 09 Fev 2017, 20:31

Eu estava vendo um video de inequação e o professor costumava chamar a expressão de função.

Exemplo:

x² - 25 > 0

ele igualou x²- 25 a zero, pra poder achar as raízes da expressão e assim fazer o estudo dos sinais.

Acontece que ele chamou x² - 25 de função. Ele achou as raízes da equação x² - 25 = 0 e disse "essas são as raízes da equação e consequentemente dessa função aqui e apontou para x² - 25"

Ele cometeu um erro de linguagem? Ele chamou x² - 25 de função, sendo que é apenas uma expressão.

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Mensagem por Matemathiago Qui 09 Fev 2017, 21:23

Não cometeu não!

É como se ele falasse assim:

Seja f(x) = x² - 25, encontre os valores de x de modo que f(x) seja maior do que 0.

Isso é o mesmo que resolver a inequação:

x² - 25 > 0
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Mensagem por Matemathiago Qui 09 Fev 2017, 21:38

Se bem que isoladamente, não representa uma relação entre duas variáveis... No caso que eu mencionei, eu considerei f(x) como algo que existe porém implícito.
E uma ótima pergunta!
Vamos aguardar outro membro para ver esses dois pontos de vistas e dar uma outra opinião!
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Mensagem por Elcioschin Qui 09 Fev 2017, 22:58

Eu concordo com o Matemathiago:

O nome correto da expressão (completa) do enunciado é inequação (e não equação ou função)

Entretanto, o lado esquerdo da expressão pode ser considerado uma função do 2º grau.

Com esta nova "visão", o que a questão quer saber é, para que valores de x a função é positiva.

E a resposta é simples: a função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Ela é positiva exteriormente às raízes: x < -5 ou x > 5
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