PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunta para quem tem bagagem

2 participantes

Ir para baixo

Pergunta para quem tem bagagem Empty Pergunta para quem tem bagagem

Mensagem por josuel Qua 14 Dez 2016, 14:01

Quero fazer duas perguntas, a primeira é pertinente a minha preparação para Escola Naval e a segunda sobre a etapa de aprofundamento.
*Primeira: Seguinte, já terminei a etapa de embasamento, fiz a coleção FME e fiz a coleção tópicos de física. Atualmente estou terminando fundamentos de mecânica do Renato Brito e estou começando a pensar em comprar o Saraeva e a coleção do marcelo rufino para aprofundamento em matemática, entre outros. Porém vejo muitas vezes pessoas relatarem ter passado na Escola Naval fazendo apenas FME e tópicos de física, sem a tal etapa de aprofundamento que tantos outros dizem ser fundamental.  Então a minha dúvida é se esses livros de aprofundamento realmente são primordiais para a aprovação, ou se talvez listas de exercícios  e provas anteriores são mais importantes do que os livros de aprofundamento, pois começo a perceber, no próprio fundamentos de mecânica, exercícios super criativos e difíceis com resoluções muito elegantes, que porém, são extremamente diferentes das questões da Escola Naval, na verdade, sinto neles a impressão de que nenhuma escola militar colocaria exercício desse tipo, me parece que tais exercícios  só existem ali, na pagina do livro. Tenho medo de perder tempo nesses tais livros de aprofundamento que tanto são recomendados por aí.  O que acham?


*Segunda: Sou muito leigo em física e matemática ainda, tenho pouca malícia e percebo que questões de vestibulares militares sempre requerem algum tipo de sacada para a resolução.  Quando tento resolver tais provas acabo que chutando 90% das questões, que em sua grande maioria senão todas, tratam de assuntos que já estudei anteriormente, porém não tenho essa sacada extra, essa malícia para resolve-las naquele momento. Percebo também que de 500 questões que resolvo, 490 são questões as quais já me deparei com as ideias delas antes (por isso consegui resolve-las), e as outras 10 são questões que até então nunca tinha resolvido, e ali, naquele momento tive uma sacada para resolve-las. Ou seja, ter sacada para mim é algo extremamente raro! EXTREMAMENTE!  Visto isso, pergunto a vocês que já tem uma longa bagagem com a física e matemática: Na situação em que se encontram resolvendo uma prova anterior de algum concurso militar (ITA/IME/AFA/EN), das questões que vocês resolvem, quantas são sacadas e quantas já foram vistas anteriormente?  E finalmente: No que consiste então exatamente a etapa de aprofundamento, a resolução do maior número possível de exercícios com ideias diferentes? ou a resolução de exercícios que abrem a mente, fazendo com que tenha mais possíveis sacadas?

josuel
Iniciante

Mensagens : 38
Data de inscrição : 01/09/2016
Idade : 29
Localização : Caieiras, São Paulo, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunta para quem tem bagagem Empty Re: Pergunta para quem tem bagagem

Mensagem por JoaoGabriel Qua 14 Dez 2016, 21:56

Primeira pergunta:

Josuel, na minha opinião, agora que você já tem embasamento, pegue as provas antigas e tente fazer. Caso se sinta confortável com o nível de cobrança, já sabendo resolver muitas questões sem problema (e em tempo hábil), creio que não deva se preocupar em comprar livros e estudar feito louco; pode focar onde é mais fraco e se lapidar.

Segunda pergunta:

Com a experiência, vem a facilidade de relacionar assuntos e resolver as questões mais facilmente. E quanto mais questões você resolver, mais fácil se torna de ter essas sacadas.
É muito importante saber o que você está fazendo ao invés de simplesmente se fazer cálculos loucamente. Isso é muito importante em engenharia, se não certamente não se consegue fazer todas as provas que enfretamos.

Isso é apenas minha opinião; minha experiência não é tão vasta assim, estou há 7 anos nesse meio de matemática/física e há 4 cursando Engenharia. Então com certeza a opinião dos outros aqui pode ser de bem mais valia.

Abraços!
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos