PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida exercício de Forças intermoleculares

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida exercício de Forças intermoleculares Empty Dúvida exercício de Forças intermoleculares

Mensagem por calebechumbo Ter 08 Nov 2016, 12:15

(Fatec-SP) O composto pouco miscível ("misturável") com água é:

a) H2CO
b) CH3OH
c) H3CNH2
d) HCOOH
e) H3C-O-CH3

O gabarito marca a alternativa "e" como a correta, mas eu não sei como eu deveria raciocinar esse exercício.

Por exemplo, eu sei que a água é uma substância polar, logo suas ligações intermoleculares são do tipo ponte de hidrogênio (ou ligação de hidrogênio), mas eu nem saberia como relacionar esse dado com esses compostos das alternativas... 

O que eu teria que saber para raciocinar esse exercício do jeito correto??

Antes de conferir o gabarito eu fiquei pensando na resposta e "chutei" a alternativa "d" porque minha intuição estava me dizendo que ela era a correta, mas eu errei feio, não era a correta. 

E é exatamente isso que eu não quero fazer, eu quero entender e dar a resposta certa, não "chutar" as alternativas e esperar que eu acerte a probabilidade de ter "chutado" a alternativa correta, eu quero saber, não chutar e esperar pelo melhor...

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida exercício de Forças intermoleculares Empty Re: Dúvida exercício de Forças intermoleculares

Mensagem por Claudir Ter 08 Nov 2016, 13:58

Já dizia o velho bizu:

"Semelhante dissolve semelhante."


Compostos polares (como a água) dissolvem compostos polares, enquanto compostos apolares dissolvem compostos apolares.

O único composto apolar dentre as alternativas é o éter dimetílico.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos