PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em Polaridade de moléculas

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida em Polaridade de moléculas Empty Dúvida em Polaridade de moléculas

Mensagem por calebechumbo Seg 07 Nov 2016, 02:18

O que faz uma molécula ser mais polar que a outra? Estou perguntando porque eu estava fazendo um exercício de verdadeiro ou falso e nesse exercício uma das afirmações era: 

"A molécula de NH3 é mais polar que a de CH4." (O gabarito marca a afirmação como sendo verdadeira.)

Eu fiquei com dúvida, por exemplo, eu sei que a geometria da molécula NH3 é piramidal (ou pirâmide trigonal) e a geometria da molécula de CH4 é tetraédrica. O angulo alfa verificado entre a molécula de NH3 é de 107 graus e o angulo alfa verificado entre a molécula de CH4 é de 109 graus e 28 minutos. E eu sei também que o N é mais eletronegativo que o C.

Eu também sei que há duas características que podem definir se uma molécula é ou não polar: a diferença de eletronegatividade entre os átomos ligados e a geometria da molécula. Se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos (100% covalente), a molécula será apolar, qualquer que seja a sua geometria. Se houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula poderá ou não ser polar, dependendo de sua geometria.

Nesse caso eu teria que verificar a geometria da molécula.

A molécula de NH3 têm ligações polares e sua molécula é polar (pela regra do vetor momento dipolar). Eu sei também que a carga parcial negativa do N vai ser 3-.

Já na molécula de CH4 as ligações são polares e sua molécula é apolar, não é? Aqui eu fiquei em dúvida... o C é mais eletronegativo que o H então o sentido do vetor das ligações é apontado para ele e a carga parcial dele fica 4-, mas somando os vetores eles vão se anular no final, não é? A molécula de CH4 têm ligações polares e é uma molécula apolar, ou meu raciocínio está errado?

É por isso que a molécula de NH3 é mais polar que a CH4 ou é outro motivo??

calebechumbo
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/07/2016
Idade : 29
Localização : Bonfim Paulista (Ribeirão Preto), São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em Polaridade de moléculas Empty Re: Dúvida em Polaridade de moléculas

Mensagem por igorrudolf Seg 07 Nov 2016, 07:34

Os vetores momento dipolar se anulam na molécula do CH4 e pelo vetor resultante ser = 0 a molécula é apolar, mesmo tendo ligações polares...
Se você ainda quiser analisar uma outra molécula em que ambas sejam polares, você pode pegar como exemplo o HCl e HF, ambas as moléculas são polares, mas a molécula de HF é mais polar (carga parcial maior) que a de HCl justamente pela diferença de eletronegativade. 
Como o F é mais eletronegativo que o Cl, ele ''puxa'' mais o elétron pra ele na ligação, logo a polaridade da molécula é maior..
Uma observação, todos os hidrocarbonetos (moléculas formadas por H e C apenas) são apolares.

Não sou nenhum expert, mas pelo que venho estudando é assim que penso que é... espero ter ajudado  :face:

igorrudolf
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 10/09/2014
Idade : 28
Localização : São Paulo - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em Polaridade de moléculas Empty Re: Dúvida em Polaridade de moléculas

Mensagem por Claudir Seg 07 Nov 2016, 13:20

Não esqueça que o NH3 possui um par de elétrons não ligantes. É isso que torna a molécula polar.

Esse par de elétrons impede que a molécula seja simétrica e que seus vetores dipolares se cancelem.

____________________________________________
"Death is so terribly final, while life is full of possibilities." - Tyrion Lannister
Claudir
Claudir
Monitor
Monitor

Mensagens : 1938
Data de inscrição : 13/04/2014
Idade : 28
Localização : Gravataí - RS

https://www.instagram.com/comoqueriamosdemonstrar/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em Polaridade de moléculas Empty Re: Dúvida em Polaridade de moléculas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos