PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Física Moderna - O referencial absoluto

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Convidado Dom 17 Jul 2016, 18:53

Para saber mais → Diálogos com a Física Moderna
O referencial absoluto
Quando dizemos que um carro se move a 100 km/h, está implícito que essa velocidade é medida em relação a objetos como casas e postes, que estão em repouso em relação à Terra.
Mas, ao afirmar que determiando objeto tem velocidade nula, ou seja, que ele está em repouso, não deveríamos também dizer em relação a quê? A Terra poderia ser esse referencial, mas ela se move em torno do Sol, que se move em nossa galáxia, a VCia Láctea, que se move através do Universo. Qual seria, afinal, esse referencial privilegiado, em relação ao qual todas as coisas se movem? Ele, de fato, existe?
No início do século XX, o físico alemão Albert Einstein afimrou que a velocidade de um sinal de luz é a mesma quando vista por uma pessoa parada ou por uma pessoa se movendo em relação à fonte emissora da luz. Se a velocidade da luz não depende do movimento da fonte, o conceito de referencial absoluto não faz sentido.
A teoria da relatividade de Einstein mostrou que o conceito de referecnail absoluto não é adequado para explicar todos os fenômenos físicos. Mas, ao abandonar esse referencial privilegiado, Einstein modificou profundamente o entendimento de grandezas consideradas absolutas, como o tempo, por exemplo, provocando uma verdadeira revolução na Física.
Física Moderna - O referencial absoluto 1214a6r
Física Moderna - O referencial absoluto Comparativo-das-estruturas-do-Universo
Ampliando sua leitura 
1.Qual a grandeza física, considerada absoluta para a Física Clássica, foi profundamente modificada pela teoria da relatividade de Einstein? Descreva uma situação, considerando os movimentos que ocorrem no nosso dia a dia, que exemplifique o caráter absoluto dessa grandeza.
Minha resposta:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Euclides Dom 17 Jul 2016, 18:56

Um referencial não é uma grandeza física.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Convidado Dom 17 Jul 2016, 19:04

Tem razão, mestre, eu errei. Se eu boasse partícula, estaria certo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Euclides Dom 17 Jul 2016, 19:23

Ficar "chutando" uma lista não vai ajudar. Melhor entender o assunto antes.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Convidado Dom 17 Jul 2016, 19:26

Tem razão, mestre. Vou rever a teoria, eu fiz todos os exercícios há um bom tempo do 1º capítulo de física, depois eu esqueci quase tudo. Eu vou refazer esssa questão.


Última edição por José Ricardo dos Santos em Dom 17 Jul 2016, 19:36, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por rodrigoneves Dom 17 Jul 2016, 19:34

Referencial, partícula, onda, corpo, objeto, são conceitos importantíssimos em Física - mas nenhum deles é uma grandeza.
Uma grandeza física é algo que passa informação sobre um sistema, e que pode ser medido e definido por meio de uma entidade matemática (números, vetores, matrizes, etc.). Sete grandezas físicas são consideradas fundamentais: comprimento, massa, tempo, temperatura, quantidade de matéria, intensidade de corrente elétrica e intensidade luminosa. As demais são derivadas (velocidade, força, quantidade de carga elétrica, calor específico etc.). 
Uma das grandezas fundamentais é de grande importância no nosso dia a dia (e na Ciência) e sofreu uma profunda transformação com o advento da Teoria da Relatividade. Procure ler a respeito da história dessa teoria e seu impacto na nossa forma de ver o Universo.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Convidado Dom 17 Jul 2016, 20:17

Muito obrigado a ambos, acabei de ler sobre a Teoria da Relatividade, a grandeza é o tempo e o exemplo que eu poderia dar é: Dois carros partem de um referencial x, fazem uma mesma aceleração, alcançam a mesma velocidade e fazem a mesma distância, acertei agora?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Euclides Dom 17 Jul 2016, 20:54

A grandeza que sofreu o primeiro impacto das ideias revolucionárias de Einstein foi, de fato, o tempo. Antes considerado invariável, medido em qualquer referencial, agora o tempo pode se dilatar medido em referenciais hiper velozes.

Mas não apenas o tempo. Igualmente deixam de ser invariáveis a massa e o espaço que também sofrem as consequências da constância da velocidade da luz: massa se dilata e espaço se contrai, como mostram as equações de Lorentz.

Nas condições cotidianas das nossas vidas se dois observadores, um em repouso e outro em um balão em queda, medirem ambos o tempo de descida do balão, ambos registrarão o mesmo intervalo de tempo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Convidado Dom 17 Jul 2016, 23:22

Mestre, e se a pessoa nesse balão estivesse em movimento? Vamos supor, um estando com uma espécie de bicicleta ergométrica no balão e o outro marcando o intervalo? E por quê, nesse seu exemplo, os dois em repouso, um dentro e fora do balão marcam o mesmo intervalo?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Euclides Dom 17 Jul 2016, 23:31

Primeiro, não estão ambos em repouso relativo. Segundo,

Consiga:

- uma bicicleta
- dois relógios
- um amigo

proponha-se a dar uma volta em torno do quarteirão medindo o tempo no seu relógio enquanto o amigo permanece esperando. Considerando que os dois relógios são muito bons, haveria algum motivo para esperar que os tempos marcados fossem diferentes?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Física Moderna - O referencial absoluto Empty Re: Física Moderna - O referencial absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos