PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual o eixo de rotação?

3 participantes

Ir para baixo

Qual o eixo de rotação? Empty Qual o eixo de rotação?

Mensagem por Matheus Fillipe Ter 07 Jun 2016, 13:33

Há muito tempo tenho esse dúvida e não encontrei uma resposta para ela. Comecei a enxergar esse problema quando me deparei com a situação de um piloto de motocross conseguir  controlar a inclinação de sua moto acelerando-a ou freando-a, o que é mera consequência do efeito da conservação do momento angular. No caso da moto em si, ela estaria girando em relação a que eixo? Não o mesmo da roda, já que sua distribuição de massa se encontra bem a frente deste.

No caso do helicóptero, por exemplo, seu centro de massa é um ponto que passa pelo centro de rotação da hélice, e portanto, caso não fosse a hélice estabilizadora atrás, ele giraria em relação ao próprio eixo de rotação em que se encontra a hélice. 

Outro exemplo, que esse sim me intriga mesmo, são os automodelos 4x4, que ao "rampar" também podem ser inclinados (levantando a frente ou abaixando-a) freando ou acelerando. Existe momento nas rodas traseiras e dianteiras neste caso, então ele vai girar em relação a que eixo? 

Meu palpite é que isso funcione assim. O corpo sempre vai girar em relação ao eixo que é paralelo ao momento resultante sobre ele e que passe pelo seu centro de massa, pois é sobre esse eixo que seu momento de inércia é mínimo, e portanto a energia, para tal configuração, se encontra no estado mínimo.

Existe também o conceito de eixo de giração envolvendo momento de inércia que talvez é o que deve ser o correto para a situação. Bem... Deixem seus comentários a respeito e se possível uma solução bem justificada para esse tipo de coisa, que é o que venho procurando. 
Matheus Fillipe
Matheus Fillipe
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 893
Data de inscrição : 19/05/2013
Idade : 27
Localização : Araxá

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o eixo de rotação? Empty Re: Qual o eixo de rotação?

Mensagem por Euclides Qua 08 Jun 2016, 22:28

Não sei se entendi bem todos os exemplos, mas considerando o exemplo do helicóptero, o giro reverso se dá por reação e tem o mesmo eixo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o eixo de rotação? Empty Re: Qual o eixo de rotação?

Mensagem por Blackmount Qui 09 Jun 2016, 23:35

Em alguns casos, como no de um ginasta fazendo um mortal no ar, a rotação é controlada pela conservação do momento, e o atleta faz isso "alterando" o comprimento do seu corpo, ou seja, se encolhendo ou esticando no ar. Se não me engano, no motocross o piloto faz algo parecido, ficando em pé ao saltar. Nesses casos o eixo de rotação é perpendicular à trajetória do centro de massa...

Já no carro, eu não sei, acredito que deva ter algo a ver com o centro de massa elevado desses automóveis.
Blackmount
Blackmount
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 185
Data de inscrição : 29/08/2013
Idade : 28
Localização : Rio de Janeiro, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Qual o eixo de rotação? Empty Re: Qual o eixo de rotação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos