PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise combinatória

3 participantes

Ir para baixo

Análise combinatória Empty Análise combinatória

Mensagem por Isabela1972 Sáb 04 Jun 2016, 13:14

O número máximo de pontos de interseção entre 10 circunferências distintas é quanto ?
Isabela1972
Isabela1972
Jedi
Jedi

Mensagens : 301
Data de inscrição : 01/06/2016
Idade : 26
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Medeiros Dom 05 Jun 2016, 03:15

Análise combinatória Fyigis
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Ashitaka Dom 05 Jun 2016, 12:37

Outro modo de pensar: a cada duas circunferências escolhidas, geramos 2 pontos de intersecção. Portanto, 2C(10,2) = 90.

Medeiros, uma discussão quase filosófica (hahaha): desprezando o bom senso, a resposta não poderia ser "infinitos"? Pois podemos pegar uma circunferência em cima da outra. Ou você consideraria, em tal caso, que as superpostas se tratam de uma única?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Medeiros Dom 05 Jun 2016, 13:44

Ashitaka,
não com este enunciado, que é bem explícito quanto a serem "10 circunferências distintas".

Para mim, distinto é aquilo que consigo distinguir. Se colocamos uma circunferência sobre a outra, coincidindo, então é a mesma circunferência pois ocupa o mesmo lugar no espaço -- que, aliás, é zero pois a circunferência é uma linha e, segundo Euclides, linha é o que tem somente comprimento ('tá certo que Euclides se referiu à retas mas é o mesmo conceito) e portanto não gera volume --, tem a mesma equação, delimita a mesma região, ...

Isso me fez lembrar de uma passagem que Pablo Neruda conta em seu livro Confesso que vivi. Já mundialmente famoso e fugindo da ditadura chilena de Pinochet, estava ele apresentando seu passaporte ao agente alfandegário na Espanha o qual insistia em achar que ele não era o Neruda mas, sim, alguém tentando se passar pelo Neruda e portanto com passaporte falso. Ao que, depois de repetitivas perguntas e respostas, por fim, já de saco-cheio, Neruda responde: -- "está certo, eu não sou o Neruda, sou apenas alguém que nasceu no mesmo dia, na mesma hora, na mesma cidade, do mesmo país e que, por cúmulo da coincidência, tem o mesmo nome que o Neruda". A questão foi encerrada ali, na hora.
Bem, li isso há muito tempo e cito de memória então deve estar um pouco diferente do original mas é fiel à ideia. 
Mas o enunciado não diz que as circunferências devam ter mesmo raio, logo podem ser diferentes. Isso fica contornado com a exigência do "número máximo de pontos".
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Ashitaka Dom 05 Jun 2016, 14:15

Sim, nesse caso fala distintas e eu não tinha reparado, é verdade; não teria como ser o que eu falei.
Mas a discussão era pra ser feita em cima do que você respondeu em seguida mesmo (já me poupou de ter que arrumar a pergunta!). Eu pedi sua opinião porque ainda não estava certo do que eu mesmo deveria considerar, mas o que disse faz sentido e por isso acho que adotarei sua opinião mesmo. Thanks!

A propósito, bastante interessante esse trecho. Até fui pesquisar sobre o livro e parece legal (ganhou até nobel); vou adicionar à minha lista para ler futuramente. Tem um livro biográfico bastante interessante também que se chama Adeus, China. Se tem interesse pelo gênero, é uma ótima leitura.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Medeiros Dom 05 Jun 2016, 14:32

Esse livro do Neruda não é bibliográfico, é apenas um livro de memórias, mas sempre vale a pena ler Neruda.
Grato pela dica do Adeus, China.
Quanto ao prêmio Nobel, anda desmoralizado -- até o Obama tem um! da Paz! -- e isso prejudica este parâmetro usado para indicar qualidade em algo.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Análise combinatória Empty Re: Análise combinatória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos