PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se preparar: FUVEST

3 participantes

Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Como se preparar: FUVEST

Mensagem por Jhonata Garciaa Seg Out 26 2015, 21:22

Pessoal, boa noite!

Sou novo no fórum e necessito urgentemente de dicas. Bom, esse ano minha preparação para o vestibular não foi das melhores, muito tempo, pouco aproveitamento. Enfim, próximo ano vou dar o meu melhor para estar muito bem preparado, entretanto ainda estou sem rumo definido. Como estudar? De que forma? 

Duvidas:

- Como devo estudar?;
- Uso livros, todos indicados por membros do fórum;
- Devo seguir os tópicos dos livros na mesma ordem onde ele se encontram?;
- Posso ver todos os assuntos até o vestibular?

Bom, basicamente, é isso. 

Ps: Próximo ano vou fazer 3 colegial no Objetivo. Meu sonho é Ciências Econômicas na USP. Os livros que usarei: Química - Ricardo Feltre; Historia Geral e do Brasil - Gilberto Cotrim; Historia do Brasil - Boris; Fundamentos da Matemática Elementar; Biologia- Amábis e Martho; Física - Ramalho e outros; Geografia - Eustáquio. Também tenho apostilas do Curso pre-vestibular do Objetivo.

Jhonata Garciaa
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/10/2015
Idade : 25
Localização : Guariba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Re: Como se preparar: FUVEST

Mensagem por Fito42 Ter Out 27 2015, 02:24

Para a FUVEST? O mais importante é fazer as provas antigas, sem dúvidas. Acho que não compensa focar em um monte de livros, apenas para a prova específica, que no seu caso deve ser Matemática, Geografia e História. Para as outras matérias eu recomendo pegar o próprio conteúdo do cursinho e dos livros de exercícios.


1ª fase:
Eu recomendaria você fazer uma prova da primeira fase da FUVEST por mês, cronometrando tempo, sem distrações e tal. Comece com a de 2007 para frente. As matérias que você tem mais dificuldades na primeira fase, compensa pegar outras provas antigas para acostumar com o tipo de questão.


2ª fase:
Passando para a segunda fase, você tem basicamente um mês a mais de preparação (dezembro). Nesse mês eu treinaria com as provas da FUVEST cujo modelo se assemelha ao atual (2010 - 2015). Simule o tempo e o ambiente, como feito na preparação para a 1ª fase. É importante imprimir todas as provas e redigir as respostas como se estivesse em um vestibular normal.
Além dessas provas, para as específicas do 3º dia eu recomendaria fazer outros anos também, principalmente matemática, que mudou muito pouco desde 2003.
Outra coisa importante, e talvez o grande segredo para a FUVEST: a prova de português (1º dia)! Seja que curso for, essa prova é a que tira mais pontos de qualquer candidato. Basta ver as estatísticas de Medicina, Engenharias, Direito e tal. Na minha opinião, foi a matéria que menos sofreu mudanças ao longo da história do vestibular. Eu recomendaria, além das provas de 2010 - 2015, fazer a de 2007 para frente, principalmente a redação. Ignore as questões que não tratam dos livros da atual lista da FUVEST e calcule um tempo proporcional para terminar a prova. 
*Procure algum site de correção online de redação. Tem alguns, apesar de pagos, bem baratos e que realmente compensa. Os temas antigos seguem o mesmo estilo dos atuais.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Re: Como se preparar: FUVEST

Mensagem por Jhonata Garciaa Ter Out 27 2015, 17:41

Ok, mas ainda nao ficou claro ( risos ). Como eu deveria seguir o conteúdo especificamente? O meu material que será usado está bom? Não é aconselhável pular conteúdos que NÃO caiam na prova? Consigo ver todos os conteúdos dos livros até o dia da prova? Como devo distribuir os conteúdos no decorrer da semana
Pretendo fazer apenas os exercícios da FUVEST, é claro ter um bom "relacionamento" com as provas anteriores ajuda, por isso pretendo fazer 1 prova completa por domingo. 

Muitíssimo obrigado pela ajuda. Very Happy Smile cheers :study: :tiv:  

Ps: A segunda fase é: Geo, Port, Mat e Hist.

Jhonata Garciaa
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 26/10/2015
Idade : 25
Localização : Guariba, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Re: Como se preparar: FUVEST

Mensagem por fantecele Ter Out 27 2015, 19:57

tinha um pessoal dando ajuda para um carinha com a mesma dúvida sua:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
espero que esse link te ajude.

fantecele
Fera
Fera

Mensagens : 1217
Data de inscrição : 14/09/2014
Idade : 27
Localização : Nova Venécia-ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Re: Como se preparar: FUVEST

Mensagem por Fito42 Ter Out 27 2015, 23:42

Então, você estuda de acordo com as matérias cobradas nas provas anteriores.
Dê uma pincelada em todas as matérias no geral e vai aprofundando nos assuntos mais cobrados. Alguns assuntos a prova nem aborda, como física moderna, atomística aprofundada, regras gramaticais, geofísica clássica etc.
Eu não recomendo o uso de livros específicos, e sim apostilas de cursinhos para esse tipo de prova, você economiza tempo e aprende o suficiente. Eu colocaria umas três matérias por dia, intercalando aquelas que você gosta com as que você não suporta. Separe um dia para revisão de todo o conteúdo semanal, quando você abordaria todos os resumos feitos e faria uma gama de exercícios.


Ps:
2ª fase: 
1º dia: Português + redação
2º dia: interdisciplinar
3º dia: geo, hist, mat

As questões interdisciplinares costumam repetir de um ano para o outro e não são tão difíceis, então sem preocupação.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como se preparar: FUVEST Empty Re: Como se preparar: FUVEST

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos