PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Circuito Elétrico, Resistência Total

3 participantes

Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Vestibulanda Sex 10 Set 2010, 22:59

Olá!

Analise o circuito e determine a Resistência Total:

R:3ohm
https://2img.net/r/ihimizer/i/17551237.jpg/
Circuito Elétrico, Resistência Total 17551237

Eu estou fazendo:
"R" em série Rt=0,5+2+2=4,5ohm

Mas, a resposta é 3ohm 🇳🇴
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 35
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Euclides Sáb 11 Set 2010, 00:46

A primeira coisa a fazer é simplificar o circuito para identificar com clareza as séries e os paralelos. Para isso é preciso lembrar que pontos ligados por fios de resistência desprezível estão no mesmo potencial e eletricamente coincidem. Isso pode ser complicado algumas vezes, mas com atenção e método obtem-se o melhor resultado. Observe com atenção quantos e quais resistores convergem para, ou partem de cada nó.

Circuito Elétrico, Resistência Total Trikl

calcule agora e encontrará com facilidade o resultado que é mesmo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Vestibulanda Sáb 11 Set 2010, 07:33

Deu certo, a dúvida só é pq os resistores 20, 8 e 2 ohm não estão em curto circuito? Pq, a corrente ñ passa por onde não a há resistência, ou seja, ñ vai passar por cima e ocasionar um curto?
Obrigada Very Happy
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 35
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Euclides Sáb 11 Set 2010, 12:29

Neste circuito não há curto. Só há um curto-circuito quando ambos os terminais do dispositivo estejam ao mesmo potencial elétrico, ou seja, ligados pelo mesmo fio sem resistência. Note que os nós azuis estão em potencial diferente do vermelho.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Elcioschin Sáb 11 Set 2010, 13:49

Vestibulanda

O teu desenho já determinava o que o Euclides explicou:

1) Já constam no seu desenho três pontos B: um deles embaixo no terminal, outro à esquerda e outro acima, no meio

Este três pontos estão no mesmo potencial, pois são ligados por fios sem resistência

2) O mesmo ocorre com os dois pontos C da figura: existe um fio sem resistência no alto interligando os dois.

3) Agora fica fácil entender:

3a) Os dois resistores de 2 ohm à esquerda estão em série e ligados entre um dos pontos B e um dos pontos C

3b) Os dois resistores da direita, de 2 e 8 ohms, idem

3c) Por sua vez o resistor de 20 ohms está ligado diretamente entre um ponto B e um ponto C

3d) E finalmente o resistor de 0,5 ohms está entre o ponto A (terminal) e um ponto C

Com estas informações você pode montar o novo circuito que o Euclides mostrou.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71870
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Vestibulanda Sáb 11 Set 2010, 21:42

Humm agora entendi, eu estava confundido :drunken:. Obrigada pela ajuda Smile
Vestibulanda
Vestibulanda
Jedi
Jedi

Mensagens : 202
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 35
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Circuito Elétrico, Resistência Total Empty Re: Circuito Elétrico, Resistência Total

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos