PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

+6
Carlos Adir
Armando Vieira
Nina Luizet
Christian M. Martins
Orihara
Thálisson C
10 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Sex 10 Abr 2015, 12:25

Relembrando a primeira mensagem :

Abaixo segue os preparativos para a adoção do Ciclo Everyman na minha rotina de estudos.


Antes de ler o post, recomendo a leitura desse artigo para que você compreenda o que é um sono polifásico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].


OBJETIVO DA EXPERIÊNCIA
          Após várias tentativas frustradas, seja por desistência ou por compromissos que impossibilitavam a adoção do ciclo, decidi me comprometer com o fórum e experimentar esse novo estilo de vida. Vou postar resumos de cada dia vivenciado com o sono polifásico e, após o período de adaptação, procurar responder perguntas à respeito do rendimento, do processo de memorização, bem como os malefícios e benefícios quando comparado ao sono monofásico. Se tiverem dúvidas ou sugestões, vão postando aí que eu vou colocar em teste. 
          No entanto, não se esqueçam que essa é uma experiência; desconheço o começo, o meio e o fim dela. Portanto, se eu perceber grandes prejuízos psicológicos e físicos, vou abandoná-la. Mas fiquem cientes de que, se eu desistir, é porque fui até o meu limite.


MEU PERFIL DE ESTUDANTE
          Sempre estudei em escola pública, não faço e nunca fiz cursinho. Comecei a estudar com quase 15 anos, mas no ano de 2013 praticamente não estudei. Retomei os estudos no fim deste. 
          Não tenho um "lugar adequado" para os estudos e não sou daqueles estudantes que viram a noite estudando; o máximo que já cheguei foi até as 03:30. Não prático exercícios físicos e minha alimentação é a que tem para comer Laughing


ORGANIZAÇÃO SEMANAL
          A tabela abaixo mostra como o Ciclo Everyman foi inserido na minha rotina. Não consta na tabela os intervalos de 10 ou 15 minutos entre uma matéria e outra, mas eles existem. Vale ressaltar também que algumas aulas podem ser inseridas ou retiradas, dependendo da minha necessidade de aprendizagem e que o ciclo ira se iniciar na segunda-feira, não no domingo.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Dúvidas, sugestões, críticas e motivações. Poste aí. Vamo que vamo porque ao fim da dor está o sucesso. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Sex 10 Abr 2015, 18:08

Davi2014


Com certeza. Dei uma boa pesquisada sobre o sono polifásico, principalmente em relação à saúde. As informações ainda são muito vagas, mas mesmo assim decidi insistir na ideia porque, quando eu for médico, vai ser raro eu ter uma boa noite de sono. Se eu me concentrar na área de neurologia ou em psiquiatria vou tentar fazer um estudo mais a fundo disso. Razz

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Davi2014 Sex 10 Abr 2015, 18:49

Realmente, seria muito interessante um estudo sobre isso! Estamos aqui, à espera  Very Happy
Davi2014
Davi2014
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 142
Data de inscrição : 16/08/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Ter 14 Abr 2015, 07:36

DIA 1 - SEGUNDA-FEIRA (13/04)

  • Não consegui dormir às 12h30min e nem às 17h00min. Os outros períodos de sono foram cumpridos, totalizando algo em torno de 2h40min de sono em um período de 24 horas (das 5 horas da segunda-feira às 5 horas da terça-feira).
  • Aspectos físicos: sensação de cansaço, principalmente nas madrugadas e no início da manhã. Senti vontade de vomitar algumas vezes, mas resolvi isso com algumas limonadas sem açúcar. Diga-se de passagem, esse enjoo constante é o que mais tem me incomodado.
  • Aspectos psicológicos: o sono foi inversamente proporcional ao rendimento. Na madrugada e no início da manhã, o rendimento ficava abaixo da média; tive que utilizar o método pomodoro para me manter acordado. No restante do dia foi normal e quase não senti vontade de ir dormir; nem mesmo nos horários estipulados para isso. Fiquei rolando na cama, Neutral . Talvez um dos meus erros foi beber coca-cola no almoço e no café da tarde; não sei porque ela tira o meu sono. Mas faze o que né, é bom.  Cool Senti uma leve dificuldade em me concentrar também. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por jango feet Ter 14 Abr 2015, 18:29


  • Aspectos físicos: sensação de cansaço, principalmente nas madrugadas e no início da manhã. Senti vontade de vomitar algumas vezes, mas resolvi isso com algumas limonadas sem açúcar. Diga-se de passagem, esse enjoo constante é o que mais tem me incomodado.

Haha, Idem! Eu não estou usando essas frescuras  metodologias, apenas quando tenho vontade de estudar até mais tarde vou lá e tomo um café, outro dia fiquei até umas 4:00, só que o detalhe era a dificuldade de concentração que era imensa! porém sentia uma paz de espírito tão grande, coisa que não acontecia a muito tempo, em suma não recomendo, todas as experiências que já tive estudando a noite nunca foram boas, talvez pelo meu instinto impulsivo de não se preparar nos dias anteriores, leia-se acostumar a dormir mais tarde, porém como tudo na vida tem o seu lado bom, quero tentar novamente pois a paz que você sente é quase como estar em um templo budista, ou algo do tipo!!
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por CaiqueF Qua 15 Abr 2015, 02:49

Nossa, bem puxada a sua grade de estudos.
Eu li sobre essa técnica e me interessei, depois eu vou pesquisar mais e talvez eu experimente também.
E obrigado por compartilhar as suas experiências Very Happy
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Qua 15 Abr 2015, 09:24

DIA 2 - TERÇA-FEIRA (14/04)


  • Quase a mesma coisa que o DIA 1, só estou um pouco mais cansado e consegui dormir na soneca do meio-dia. Vou ter que alterar um pouco minha grade de estudos para conseguir dormir da maneira correta.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Sex 17 Abr 2015, 12:11

DIA 3 - QUARTA-FEIRA (15/04)

  • O rendimento é baixo. Tenho mais tempo, mas o cérebro está lento; é desgastante mantê-lo concentrado por mais de 30 minutos. Tenho que fazer pausas constantes e acaba que o que eu via em 2 horas antes, eu preciso de 3 horas agora. A memória também está um pouco fraca. Fui dar uma revisada no que eu vi em biologia segunda-feira e tive que aprender 60% do conteúdo de novo. Você tem a sensação de que o cérebro está legal, mas ele oscila muito quando você vai fazer algo que exige concentração. Às vezes da uma sensação de desânimo também. Me deu um pouco de dor de cabeça também; fraca. Eu nunca tive dor de cabeça na minha vida, foi a primeira vez.  Neutral
  • Não consegui fazer o ciclo, sempre faço duas sonecas; não consigo as três.  Mad



DIA 4 - QUINTA-FEIRA (16/04)

  • Não consegui manter o ciclo na quinta-feira. Acabei dormindo até as 09h30min. Você não percebe uma diferença muito grande entre uma soneca e outra, quando comparado com o sono monofásico, mas quando vai chegando próximo ao horário de dormir é muito difícil estudar; se você insiste, você não consegue dormir depois, exceto no sono das 05h00min da manhã. Quando era umas 4h10min eu acabei sonhando de olhos abertos. Não sei por quanto tempo foi porque não lembro, mas antes de postar aqui no fórum eu escrevo as coisas no word para não perder nenhum detalhe dessa adaptação. E eu anotei isso; mas não lembro. Devo ter escrito na hora que eu acordei desse troço que ontem a tarde pesquisando eu fiquei sabendo que é chamado de "microssono". Depois acho que fui dormir.
  • Por causa desse episódio decidi parar com o ciclo. Sinceramente fiquei com medo de dar uma "pane geral" e ter uma "falha no sistema",  ainda que eu já tinha lido algo parecido em relatos de pessoas que também tentaram, na web, uns 20 dias atrás. Talvez, nesse período de adaptação, o correto seria não estudar. É mais fácil você manter o ciclo fazendo uma atividade física (não muito pesada, lógico, se não o corpo não vai aguentar): arrumar o quarto, jogar video-game, sei lá. 



É isso aí pessoal; desculpa por não ter conseguido passar disso Embarassed, mas decidi não arriscar mais.  Neutral

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Convidado Sex 17 Abr 2015, 12:14

Esqueci de falar que de ontem para hoje sonhei duas vezes que eu estava caindo. Acordei duas vezes na madrugada em pânico, KKKKKK. Mas não sei se isso tem alguma coisa a ver... Apesar de que, em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Bitoca Sex 17 Abr 2015, 12:19

2h de sono contínuo por noite? Tá serto...
Bitoca
Bitoca
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 36
Localização : EUA

Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por CaiqueF Sex 17 Abr 2015, 12:43

Nossa, cara. Obrigado pelos relatos.
E você escreve bem, conseguiu me passar preocupação ao ler.

E parabéns por ter tentado.
CaiqueF
CaiqueF
Monitor
Monitor

Mensagens : 1237
Data de inscrição : 16/05/2012
Idade : 28
Localização : Salvador -> São Carlos

Ir para o topo Ir para baixo

Preparativo e Experiência - Sono Polifásico - Página 2 Empty Re: Preparativo e Experiência - Sono Polifásico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos